ah sim, me referia a por exemplo, eu conhecia a "história" do Saci, como a história contada pelo Monteiro Lobato, e não tinha ciência de que Monteiro Lobato teria se baseado nas "crenças" indígenas.
Então tipo, principalmente considerando o fato de ser uma série feita no Sudeste, considerando que pelo menos aqui no Sudeste, não cultivamos tanto a "cultura" e as "crenças" indígenas, e de certa forma, desde 1500 vem ocorrendo um certo apagamento e esquecimento dessa nossa raiz, quando assisti a série ela só reforçou os folclores como eu conhecia, pois ela retrata do folclore não-indígena, e creio que não é apenas um problema dessa série, mas sim de nossa cultura. E enquanto os produtos culturais, não adotarem, ou, não mostrarem esse outro lado, vai cair mais e mais no esquecimento a nossa raiz indígena (do povo brasileiro).
É triste, só fui perceber que os folclores que eu conhecia na verdade tinham base na cultura indígena, depois de ver no Twitter o que os indígenas estavam comentando sobre a série, e creio que não sou só eu, muita gente, provável que mais da metade, não sabe disso.