(Dissertação) O Preconceito de Todos
Não é de hoje que o preconceito é taxado como algo ruim que só pessoas horriveis sentem ou tem. Isso não é verdade, todos no fundo sentimos algum tipo de preconceito , o que separa as pessoas boas das ruins são as ações que praticamos mediante a esse sentimento involuntário.
Uma pessoa nunca é isenta do chamado preconceito , um conceito antecipado sobre as pessoas é algo natural do ser humano e não o torna uma pessoa ruim , as pessoas ruins usam esse pré-conceito como desculpa para maldades, maltratos e desrespeitos. Já as pessoas boas não manifestam esse preconceito , elas dão uma chance para as pessoas mostrarem que são diferentes do esteriótipo , algo que não deixa de ser ruim mas como já citado não é menos que natural na mentalidade falha do animal chamado Homem.
É obvio que o preconceito não é algo bom entretanto, trata-se de um erro que faz parte do domínio da crença, não do conhecimento, ou seja ele tem uma base irracional e por isso escapa a qualquer questionamento fundamentado num argumento ou raciocínio. Daí a dificuldade de combatê-lo ,como nas palavras do filósofo italiano "precisamente por não ser corrigível pelo raciocínio ou por ser menos facilmente corrigível, o preconceito é um erro mais tenaz e socialmente perigoso.”
Em conclusão por mais que sintamos o preconceito , esse erro irracional que nos define humanos devemos nos controlar e pensar que por tras da pele e dos ossos somos todos semelhantes , irmãos e estamos juntos navegando nesse mar de incertezas chamado vida.