As plantações atualmente não são tão vantajosas se comparado com os drops de mobs, muitas vezes as plantações tem que ser muito grandes para poder ter um rendimento competitivo. O problema é que grandes plantações podem causar lag além de consumirem grandes espaços em terrenos, ter dificuldades para proteção e requerem muito tempo de manutenção. Em comparação drop de mobs é mais fácil e compacto e ideal para terrenos.
A minha sugestão seria novas "gaiolas" (ou bloco/placa especial) que gerariam itens por tempo como Cana-de-açúcar, Trigo, Cenoura, Batata, Fungo do Nether, Cogumelos, entre outros. Por exemplo uma gaiola que fornece um Fungo do Nether a cada um minuto e que ficaria no chão por cinco segundos. Poderia ser uma gaiola única por terreno ou região, talvez até com a ideia de ter vários tipos em uma só.
Comparando Plantações comuns x Gaiolas de plantações:
1) Rendimento: Ambos geram itens infinitos e têm um investimento inicial. As gaiolas para funcionar poderiam requerer água ou gelo, areia, terra, areia de almas dessa forma poderiam aumentar a demanda por esses itens valorizando esses recursos. Por exemplo, 1 água 15 minutos para gerar trigos, poderia ser valores diferentes para cada cultura.
2) Tamanho: Plantações comuns podem causar lag pelo tamanho de suas construções, correntezas de água, iluminação e crescimento de centenas em dezenas de andares, em comparação uma gaiola é muito mais compacta e esteticamente melhor além de aproveitar melhor espaços de terrenos e decoração.
3) Macro: Plantações comuns frequentemente são povoadas por macros porque poucos se dispõem a plantar, colher, replantar, armazenar, etc isso é uma atividade repetitiva e pouco divertida, as gaiolas seriam mais práticas nesse quesito porque teriam menos manutenção.
4) Melhorias: Para melhorar plantações comuns é necessário aumentar o tamanho das plantações, colocar mais contas-espantalho para carregar mais chunks, isso requer muitos recursos do computador do jogador prejudicando sua experiência. As gaiolas poderiam ser melhoradas para aumentar seu rendimento dentro de um limite aceitável pelos próprios jogadores no lugar de somente fazer as plantações crescerem mais rápido. Existiriam mais objetivos difíceis para se alcançar no gameplay.
5) Proteção: É praticamente impossível proteger 100% plantações muito grandes, e também existe limites para colocar uma plantações em um terreno por maior que ele seja. E mesmo assim quem conseguir invadir como no mundo por blocos ou ter acesso ao terreno pode acabar com todo seu trabalho, mas com as gaiolas poderia ser feito um sistema para ativar somente com o dono por perto prevenindo mau uso por terceiros.
Espero que gostem da ideia e que ajude/seja útil, qualquer coisa na sugestão pode ser alterada e os valores são exemplos e podem ser mudados.
A minha sugestão seria novas "gaiolas" (ou bloco/placa especial) que gerariam itens por tempo como Cana-de-açúcar, Trigo, Cenoura, Batata, Fungo do Nether, Cogumelos, entre outros. Por exemplo uma gaiola que fornece um Fungo do Nether a cada um minuto e que ficaria no chão por cinco segundos. Poderia ser uma gaiola única por terreno ou região, talvez até com a ideia de ter vários tipos em uma só.
Comparando Plantações comuns x Gaiolas de plantações:
1) Rendimento: Ambos geram itens infinitos e têm um investimento inicial. As gaiolas para funcionar poderiam requerer água ou gelo, areia, terra, areia de almas dessa forma poderiam aumentar a demanda por esses itens valorizando esses recursos. Por exemplo, 1 água 15 minutos para gerar trigos, poderia ser valores diferentes para cada cultura.
2) Tamanho: Plantações comuns podem causar lag pelo tamanho de suas construções, correntezas de água, iluminação e crescimento de centenas em dezenas de andares, em comparação uma gaiola é muito mais compacta e esteticamente melhor além de aproveitar melhor espaços de terrenos e decoração.
3) Macro: Plantações comuns frequentemente são povoadas por macros porque poucos se dispõem a plantar, colher, replantar, armazenar, etc isso é uma atividade repetitiva e pouco divertida, as gaiolas seriam mais práticas nesse quesito porque teriam menos manutenção.
4) Melhorias: Para melhorar plantações comuns é necessário aumentar o tamanho das plantações, colocar mais contas-espantalho para carregar mais chunks, isso requer muitos recursos do computador do jogador prejudicando sua experiência. As gaiolas poderiam ser melhoradas para aumentar seu rendimento dentro de um limite aceitável pelos próprios jogadores no lugar de somente fazer as plantações crescerem mais rápido. Existiriam mais objetivos difíceis para se alcançar no gameplay.
5) Proteção: É praticamente impossível proteger 100% plantações muito grandes, e também existe limites para colocar uma plantações em um terreno por maior que ele seja. E mesmo assim quem conseguir invadir como no mundo por blocos ou ter acesso ao terreno pode acabar com todo seu trabalho, mas com as gaiolas poderia ser feito um sistema para ativar somente com o dono por perto prevenindo mau uso por terceiros.
Espero que gostem da ideia e que ajude/seja útil, qualquer coisa na sugestão pode ser alterada e os valores são exemplos e podem ser mudados.