Histologia - Epitélios

Bem-vindo!

Ao se registrar conosco, você poderá discutir, compartilhar e enviar mensagens privadas com outros membros da nossa comunidade.

Inscreva-se agora!
Status
Não está aberto para novas respostas.

lampiao121

Bom
Banido
Entrou
Mar 2, 2014
Cubos
0
Pessoal esse é um tópico chato, mas que pode ser útil pra quem está estudando (como eu). Algumas escolas dão esse tipo de conteúdo e quase todas faculdades da areá da saúde também, portanto se pretende cursar algo na areá, esse é o tipo de coisa que você vera em histologia, que é o estudo dos tecidos do corpo.
[SIZE=20pt]Epitélio[/SIZE]​
[SIZE=14pt]Epitélio simples[/SIZE][SIZE=14pt] – São caracterizados por possuírem apenas uma camada de células. Possuem formas escamosas (achatada), cuboide (mais o menos quadrada) ou colunar (alta e retangular). [/SIZE]

[SIZE=14pt]Epitélio estratificados[/SIZE][SIZE=14pt] – Caracterizado por possuir duas ou mais camadas de células. Possuindo as mesmas características que o epitélio simples, porém, esse tipo de epitélio apresenta células transicional, que são encontradas apenas na bexiga, onde ela se modifica morfologicamente de acordo com a pressão exercida.[/SIZE]

[SIZE=14pt]Nota: Todas a glândulas endócrinas ou exócrinas, provem de um epitélio durante seu desenvolvimento.[/SIZE]

[SIZE=14pt]Dica:[/SIZE][SIZE=14pt] A principal diferença entre os dois epitélios está relacionada a quantidade de camada de células. Portanto posso te dar a seguinte dica:
O epitélio simples é o cara humilde, apresenta apenas uma camadinha de célula.
Assim, você sabe que o epitélio estratificado é o que apresenta mais de uma camada.[/SIZE]

Morfologicamente – Ligado ao formato da célula, sempre que se fala em morfologia ou morfológico, está relacionado ao formato físico da célula.
* Epitélio é um tipo de tecido.

Illu_epithelium.pt.png

[SIZE=10pt]Morfologicamente – Ligado ao formato da célula, sempre que se fala em morfologia ou morfológico, está relacionado ao formato físico da célula. [/SIZE]​

Muito boa a matéria

e ate interresante saber disso mesmo que eu não esteja ainda estudando isso..
mais quem sabe ai um dia eu estude isso e ja saiba um pouco sobre isso com sua matéria ahsuahsu

AwAyTrOn disse:
Booooa materia manow prof falo desses baguio uma vez

Mosato disse:
Bela Materia :v

Alguem2005 disse:
Muito boa a matéria

e ate interresante saber disso mesmo que eu não esteja ainda estudando isso..
mais quem sabe ai um dia eu estude isso e ja saiba um pouco sobre isso com sua matéria ahsuahsu

nightlove disse:
Boa matéria >.<​
Vlw pessoal, e sempre legal saber de alguma coisa nova, por mais inútil que ela pareça :D

Gostei da matéria! Deu uma resumida boa no assunto e, como bem posto, vai ser uma mão na roda pra quem tá precisando entender (seja por causa de estudos ou até profissionalmente)!

Take my like, bro! Handle with care! :P

Mesmo eu sendo de exatas, eu gostei bastante. Continue com tópicos informativos como este. :p

Xeretinha disse:
Gostei da matéria! Deu uma resumida boa no assunto e, como bem posto, vai ser uma mão na roda pra quem tá precisando entender (seja por causa de estudos ou até profissionalmente)!

Take my like, bro! Handle with care! :P
Obrigado, fico feliz que tenha atingido esse nível, pois essa foi a intenção.

FUFYN disse:
Mesmo eu sendo de exatas, eu gostei bastante. Continue com tópicos informativos como este. :P

IVictorPlayI disse:
Boa matéria, sempre e bom expandir os conhecimentos.
Ss, irei continuar hahaha é bom saber de algo, mesmo que no momento se julgue inútil para alguns.

Status
Não está aberto para novas respostas.

Users who are viewing this thread

Voltar