
[SIZE=13.5pt] [/SIZE]
[SIZE=13.5pt]Fala jovens, hoje com mais uma matéria, vamos falar sobre uma das mais conhecidas obras de arte renascentistas.[/SIZE][SIZE=13.5pt][/SIZE]
[SIZE=13.5pt]A Mona Lisa[/SIZE]
[SIZE=13.5pt]
[/SIZE]

[SIZE=13.5pt] [/SIZE]
[SIZE=13.5pt] [/SIZE]
[SIZE=13.5pt]Leonardo Da Vinci, um dos mais eminentes homens do Renascimento Italiano, iniciou a pintura da Monalisa em 1503, e foi em tal pintura que Leonardo melhor concebeu a técnica sfumato, a pintura foi finalizada em 1506.[/SIZE][SIZE=13.5pt][/SIZE]
[SIZE=13.5pt] [/SIZE]
[SIZE=13.5pt]A Face de MonaLisa, foi interpretada como possuidora de uma expressão introspectiva e um pouco tímida.[/SIZE][SIZE=13.5pt][/SIZE]
[SIZE=13.5pt]Seu sorriso levemente conservador, é considerado muito sedutor, seu corpo representa o padrão de beleza feminina da época.[/SIZE][SIZE=13.5pt][/SIZE]
[SIZE=13.5pt] [/SIZE]
[SIZE=13.5pt] [/SIZE]
[SIZE=13.5pt]A Mona Lisa, é provavelmente o mais famoso retrato da história, poucas outras obras são tão controversas, elogiadas, questionadas ou reproduzidas.[/SIZE][SIZE=13.5pt][/SIZE]
[SIZE=13.5pt] [/SIZE]
[SIZE=13.5pt]Segundo muitos afirmam, a reverência de Da Vinci para com a Mona Lisa, devia-se a algo muito mais profundo que sua maestria artística: uma mensagem oculta nas camadas da pintura.[/SIZE][SIZE=13.5pt][/SIZE]
[SIZE=13.5pt]Se observarem calmamente, perceberão que a a linha do horizonte, do lado esquerdo, encontra-se num nível mais baixo que do lado direito, fazendo a Monalisa parecer maior se vista da esquerda.[/SIZE][SIZE=13.5pt][/SIZE]
[SIZE=13.5pt]Históricamente, os lados estão ligados aos conceitos de feminino e masculino, sendo que o lado esquerdo representa o feminino, e o lado direito, o masculino.[/SIZE][SIZE=13.5pt][/SIZE]
[SIZE=13.5pt] [/SIZE]
[SIZE=13.5pt]
[/SIZE]
[/SIZE]
[SIZE=13.5pt] [/SIZE]
[SIZE=13.5pt]O próprio Leonardo trouxera o quadro, da Itália para a França, após ser convidado pelo Rei Francisco I de França, para trabalhar em sua corte.[/SIZE][SIZE=13.5pt][/SIZE]
[SIZE=13.5pt]Francisco comprara a pintura, que passou a ser exposta em Fountainebleau e posteriormente, no Palácio de Versailles.[/SIZE][SIZE=13.5pt][/SIZE]
[SIZE=13.5pt] [/SIZE]
[SIZE=13.5pt]Somente após a Revolução Francesa, a obra passou a ser exposta no Museu do Louvre, onde se conserva até hoje.[/SIZE][SIZE=13.5pt][/SIZE]
[SIZE=13.5pt] [/SIZE]
[SIZE=13.5pt]Napoleão Bonaparte apaixonou-se pela obra na primeira vez que seus olhos encontraram a pintura, então, ordenou que a mesma fosse posta em seus aposentos.[/SIZE][SIZE=13.5pt][/SIZE]
[SIZE=13.5pt] [/SIZE]
[SIZE=13.5pt]No dia 22 de agosto de 1911, uns 400 anos depois de Da Vinci pintar a obra, a Mona Lisa fora roubada. Fora feita uma lista de pessoas a serem presas e/ou interrogadas sob suspeita de roubo da tela, tal lista incluia o poeta francês Guillaume Apollinaire, e o pintor espanhol Pablo Picasso.[/SIZE][SIZE=13.5pt][/SIZE]
[SIZE=13.5pt] [/SIZE]
[SIZE=13.5pt]6 meses mais tarde, Apollinaire e Picasso foram soltos, e acreditou-se que a Mona Lisa se perdera para sempre, mas, ela acabou aparecendo na Itália, nas mãos de Vincenzo Peruggia, um antigo empregado do museu onde a obra estava exposta, e que era de fato, o verdadeiro ladrão.[/SIZE][SIZE=13.5pt][/SIZE]
[SIZE=13.5pt] [/SIZE]
[SIZE=13.5pt]Vejam como Peruggia deixou a parede do Louvre[/SIZE][SIZE=10.5pt][/SIZE]

[SIZE=13.5pt]E Agora, um retrato de Vincenzo Peruggia[/SIZE][SIZE=10.5pt][/SIZE]

[SIZE=10.5pt] [/SIZE]
[SIZE=13.5pt]Peruggia alegou ser um patriota italiano, e que queria fazer retornar a seu país, um dos numerosos tesouros que Napoleão roubara.[/SIZE][SIZE=10.5pt][/SIZE]
[SIZE=13.5pt]A obra foi recuperada em Florença, no dia 12 de dezembro de 1913. Vincenzzo foi condenado a 1 ano e 15 dias, porém, um recurso reduziu sua sentença para 7 meses e 9 dias.[/SIZE][SIZE=10.5pt][/SIZE]
[SIZE=10.5pt] [/SIZE]
[SIZE=10.5pt] [/SIZE][SIZE=10.5pt] [/SIZE]
[SIZE=13.5pt]Em 1956, houve necessidade de um longo processo de restauração, pois um psicopata jogou ácido sobre o quadro, no mesmo ano, um boliviano atirou uma pedra contra a tela, danificando a sobrancelha esquerda de Mona Lisa.[/SIZE][SIZE=10.5pt][/SIZE]
[SIZE=10.5pt] [/SIZE]
[SIZE=13.5pt]Em 2 de agosto de 2009, o vidro a prova de balas que existe antes do painel salvou a pintura de um encontro com uma xícara de café vazia atirada por uma mulher russa, ela foi presa imediatamente.[/SIZE][SIZE=10.5pt][/SIZE]
[SIZE=10.5pt] [/SIZE]
[SIZE=10.5pt]
[/SIZE]
[/SIZE]
[SIZE=10.5pt] [/SIZE]
[SIZE=13.5pt]Muitos historiadores da arte acreditam que o modelo utilizado para a pintura, fora a esposa de Francesco Del Giocondo, um rico comerciante de ceda de Florença, em 2008, esta hipótese obteve reforço, pois cientistas da Universidade de Heidelberg afirmaram terem encontrado documentos com clara referência a um retrato de Lisa Del Giocondo, que estaria sendo realizado por Da Vinci.[/SIZE][SIZE=10.5pt][/SIZE]

[SIZE=10.5pt] [/SIZE]
[SIZE=13.5pt]O título alternativo da obra, La Gioconda, apareceu pela primeira vez, em um texto escrito em 1625, se referindo a obra como sendo o retrato de determinada Gioconda.[/SIZE][SIZE=10.5pt][/SIZE]
[SIZE=13.5pt]Porém, uma vez que em italiano, Gioconda pode ser interpretado como "Mulher Alegre", a referência não suporta nem contradiz a ideia do modelo ser a mulher de Giocondo.[/SIZE][SIZE=10.5pt][/SIZE]
[SIZE=10.5pt] [/SIZE]
[SIZE=10.5pt]
[/SIZE]
[/SIZE]
[SIZE=10.5pt] [/SIZE]
[SIZE=13.5pt]Alguns sugerem que a Mona Lisa, é um auto-retrato de Da Vinci, em uma versão feminina. Foi feito um estudo de análise digital das características faciais de Leonardo e Mona Lisa, no qual foi verificado que as características do rosto de ambos se alinham perfeitamente.[/SIZE][SIZE=10.5pt][/SIZE]
[SIZE=10.5pt] [/SIZE]
[SIZE=13.5pt]Após 17 anos de pesquisa, a historiadora Maike Vogt-Lüerssen, sugeriu que a mulher por trás do famoso sorriso, é Isabel de Aragão, Duquesa de Milão, mulher para a qual Da Vinci trabalhou como pintor da corte durante 11 anos. O padrão de vestido verde escuro, indica, segundo esta estudiosa, que o modelo é um membro da casa Visconti-Sforza.[/SIZE][SIZE=10.5pt][/SIZE]
[SIZE=10.5pt] [/SIZE]
[SIZE=13.5pt]Abaixo, um retrato de Maike Vogt-Lüerssen[/SIZE][SIZE=10.5pt][/SIZE]

[SIZE=10.5pt]
[/SIZE]
[/SIZE]
[SIZE=10.5pt] [/SIZE]
[SIZE=13.5pt]A Mona Lisa, determinou um padrão para futuros retratos, em que seu modelo é visto apenas acima do busto, e com uma paisagem distante como plano de fundo.[/SIZE][SIZE=10.5pt][/SIZE]
[SIZE=13.5pt]Muitos investigadores tentam explicar o motivo do sorriso da Gioconda, com argumentos que vão desde teorias científicas sobre a visão humana a suposições sobre a identidade de Mona Lisa e seus sentimentos. Maike Vogt-Lüerssen discute que Isabel de Aragão (considerada modelo da obra) era infeliz, pois seu marido era impotente, alcoólatra e propenso a agressão física. Isabel descreveu-se como sendo a mais infeliz esposa do mundo.[/SIZE][SIZE=10.5pt][/SIZE]
[SIZE=10.5pt] [/SIZE]
[SIZE=13.5pt]Embora fazendo uso de uma fórmula aparentemente simples, a síntase expressiva que Da Vinci obtivera entre paisagem e modelo tornou a Mona Lisa, uma das mais analisadas obras da história. A total harmonia obtida no quadro, visível especialmente no sorriso da musa, reflete a unidade entre natureza e humanidade, que era parte importante da filosofia pessoal de Leonardo.[/SIZE][SIZE=10.5pt][/SIZE]
[SIZE=10.5pt] [/SIZE]
[SIZE=13.5pt]A obra já passou por inúmeras restaurações, exames de raio-X mostram que há três versões escondidas sob a atual, o revestimento em madeira anda causando preocupação nos curadores do museu, pois mostra sinais sinais de deterioração em uma taxa mais elevada do que se pensou previamente.[/SIZE][SIZE=10.5pt][/SIZE]
[SIZE=10.5pt] [/SIZE]
[SIZE=10.5pt] [/SIZE]
[SIZE=10.5pt] [/SIZE]
[SIZE=13.5pt]A última análise enigmática da obra, confirma que a Mona Lisa está feliz. Na Universidade de Amsterdã, o quadro foi interpretado por um computador, recorrendo a um programa apropriado para reconhecimento de emoções, o veredito foi que a musa está 83 por cento feliz, 9 por cento angustiada, 6 por cento assustada e 2 por cento chateada.[/SIZE][SIZE=10.5pt][/SIZE]
[SIZE=10.5pt] [/SIZE]
[SIZE=10.5pt]
[/SIZE]
[/SIZE]
[SIZE=18pt]Mas, e quanto ao olhar?[/SIZE][SIZE=10.5pt][/SIZE]
[SIZE=10.5pt] [/SIZE]
[SIZE=13.5pt]Análise geométricas mostram que rígidas divisões foram obedecidas na grade estrutural da pintura, as quais situam os olhos da Mona Lisa no eixo que parte do centro horizontal em subdivisões áureas ali existentes. Esta composição tem como consequência, o fato de que não importa quanto contorcionismo você faça na frente da tela, a musa não para de olhar pra você.[/SIZE][SIZE=10.5pt][/SIZE]
[SIZE=10.5pt] [/SIZE]

[SIZE=13.5pt]As linhas vermelhas representam os eixos horizontal e vertical, as linhas brancas são divisões áureas, nas quais os olhos estão posicionados.[/SIZE][SIZE=10.5pt][/SIZE]
[SIZE=10.5pt] [/SIZE]
[SIZE=10.5pt]
[/SIZE]
[/SIZE]
[SIZE=18pt]Fontes:[/SIZE][SIZE=10.5pt][/SIZE]
[SIZE=13.5pt]*Wikipédia[/SIZE][SIZE=10.5pt][/SIZE]
[SIZE=10.5pt]
[/SIZE]
[/SIZE]
[SIZE=18pt]Então pessoal, espero que tenham gostado, muito obrigado a todos que leram, e eu, fui.[/SIZE][SIZE=10.5pt][/SIZE]
[SIZE=10.5pt] [/SIZE]
[SIZE=10.5pt] [/SIZE]
[SIZE=13.5pt]Atenciosamente[/SIZE][SIZE=10.5pt][/SIZE]
[SIZE=13.5pt]volcraft[/SIZE][SIZE=10.5pt][/SIZE]
[SIZE=10.5pt] [/SIZE]
[SIZE=10.5pt] [/SIZE]
[SIZE=10.5pt] [/SIZE]