A cerveja é uma bebida na qual é feita a partir da fermentação de cereais, como a mais usada que é a cevada maltada. É uma das bebidas mais conhecidas no mundo, depois da água e do chá. Também tem o título da bebida alcoólica mais consumida no mundo, dá para acreditar?
A fonte de amido mais comum usada na cerveja é a cevada maltada. A cevada é maltada por imersão em água, permitindo que ele comece a germinação e em seguida seca-se o grão parcialmente germinado em um forno.O grão maltado produz enzimas que convertem o amido nos grãos em açúcares fermentáveis. Outros grãos maltados e não maltados (Milho, Arroz, Trigo, Aveia, e Centeio, e menos frequentemente, sorgo) são utilizados.
A cor está diretamente ligada à definição do tipo de cerveja, sua receita. Ela também revela o malte utilizado e o seu grau de torreifação. O grau de torreifação do malte não interfere apenas na cor, mas sim no sabor, e é por isso que esse balanceamento exige muita prática e conhecimento dos cervejeiros no processo de fabricação das cervejas artesanais.
(Imagem retirada do site Biertab)
Os amantes de cerveja não só se deliciam com os prazeres de gustativos, mas com suas características físicas e beleza. A aparência da bebida, também traz muitas informações importantes. Por ela podemos perceber se houve filtragem, a utilização de alguns tipos de malte, o "peso" do sabor e até deixar de degustá-la, caso a aparência não coincida com o tipo procurado.
(Imagem retirada do site Brejada)
O lúpulo é tradicionalmente usado, junto com o malte (Grão Maltado), a água e a levedura, na fabricação da cerveja. No calor do cozimento da mistura, o lúpulo libera suas resinas de sabor amargo, dando à cerveja sabor característico. O lúpulo é tradicionalmente usado, junto com o malte (Grão Maltado), a água e a levedura, na fabricação da cerveja. No calor do cozimento da mistura, o lúpulo libera suas resinas de sabor amargo, dando à cerveja sabor característico.
Pilsen
Oriunda da cidade de Pils, localizada na atual República Tcheca, a cerveja Pilsen (ou Pilsener) é a mais conhecida e consumida no mundo (no Brasil, sua participação chega a 98% do total comercializado). Foi criada em 1842 e tem coloração clara, tonalidade dourada brilhante, sabor delicado e teor alcoólico médio (entre 3% e 5%).Stout
De fermentação geralmente alta, com teor alcoólico entre 8% e 12%, a cerveja tipo Stout é escura e opaca, elaborada com maltes especiais. Originária da Irlanda, seu sabor lembra chocolate, café e malte torrado, mesclando o amargo do lúpulo ao adocicado do malte.
American Strong Ale
Oriunda dos Estados Unidos, tem teor alcoólico superior a 7%. Parecida com as English Strong Ale, possui um maior teor de lúpulo Baltic Porter. De sabor complexo graças à presença de chocolate e malte torrado, esta cerveja é bem gaseificada e produzida com malte de Viena ou de Munique.Separei os principais tipos de cerveja que particularmente eu acho bem interessante. Existem atualmente mais de 1500 tipos de cerveja no mundo.
Imagens feitas por [member='SweetCaake'] e retiradas de sites pesquisados no Google.
Fontes pesquisadas no site da Wikipédia e HeinekenBrasil.