MATÉRIA
Fala jovens, hoje com minha primeira matéria, estarei falando sobre o número PHI

Representado pela letra pertencente ao alfabeto grego, denominada fi, transcrito geralmente como ph. Recebe vários nomes, tais como Proporção áurea, Número de ouro, número áureo, secção áurea, número de ouro...
O número phi é uma constante real algébrica irracional denotado pela letra grega PHI, em homenagem ao escultor Phideas, que teria a utilizado para conceber Partenon.

Por estar envolvido com a natureza do crescimento, pode ser encontrado, por exemplo, na proporção dos membros do ser humano. Por estar envolvido no crescimento, se torna muito frequente, e por ser tão frequente, o número ganhou o status de "quase mágico", sendo alvo de pesquisadores, artistas e escritores, e o fato de ser encontrado através de desenvolvimento matemático, é o que o torna fascinante.
A razão áurea é definida algebricamente como

-Lembram que falei sobre tal número estar presente na proporção dos membros do ser humano?
-Sim, mas onde?
-Em muitos lugares, meu joven.
Por exemplo:
*A altura da cabeça ao chão e do umbigo ao chão.
*A altura do crânio e a medida da mandíbula até o alto da cabeça.
*A medida da cintura até a a cabeça e o tamanho do tórax.
*A medida do ombro à ponta do dedo e a medida do cotovelo à ponta do dedo.
*O tamanho dos dedos e a medida da dobra central até a ponta.
*A medida da dobra central até a ponta dividido e da segunda dobra até a ponta.
Essas proporções anatômicas foram muito bem representadas pelo "Homem Vitruviano", obra de Leonardo Da Vinci.

A proporção áurea também foi muito utilizada na arte, como por exemplo, na Mona Lisa, também obra de Da Vinci, tem a proporção áurea nas relações entre o tronco e a cabeça, assim como elementos da face, porém isso é uma característica inerente ao ser humano, e tal proporção pode ser encontrada na maioria das pinturas em que a anatomia fora respeitada. Além disso, medições feitas por computador indicam que os olhos de Mona Lisa estão situados em subdivisões áureas da tela.

O número de ouro também está presente em obras de alguns compositores clássicos, servindo como mais notável exemplo, está a famosa sinfonia n. 5, de Ludwig Van Beethoven. No jazz, há músicos que usam os números da Sequência de Fibonacci na divisão rítmica e dos compassos (Golden Mean).
Matila Ghyka, demonstrou no livro "O Número de Ouro", a existencia da proporção áurea em textos escritos por Victor Hugo, Shakespeare, Paul Valéry, entre outros. Em tal pesquisa, Ghyka relacionou as estrofes de acordo com o ritmo de leitura, o que ele chamou de ritmo prosódico.
O diretor russo, Sergei Eisenstein, utilizou-se do número de ouro no filme O Encouraçado Potemkim para marcar os inícios de cenas importantes da trama, medindo a razão pelo tamanho das fitas de película.
Fontes
wikipedia
Espero que tenham gostado
Atenciosamente
volcraft
Estou repostando porque essa matéria ficou bem legal, e foi originalmente postada na seção classificados, que recentemente foi removida, podem conferir o post original no link que vou deixar no final, espero que gostem, fui.
Post original > http://forum.craftlandia.com.br/ipb/index.php?/topic/415296-mat%C3%A9ria-o-n%C3%BAmero-de-ouro/