Fala seus lindões!!!
Hoje eu estou aqui para fazer um pequeno comparativo entre o Water Cooler e o Air Cooler.
Será que realmente tem muita diferença?
Quando se fala de hardware uma das maiores inovações deste século foram os Water Coolers, o método de resfriamento que substitui ar por líquido promete temperaturas baixas e eficiência alta. Mas será que realmente a diferença vale o investimento?
Inicialmente vamos entender o papel do Cooler
O Cooler é provavelmente o equipamento mais fácil de se entender, seu funcionamento é simples e seu objetivo é bem direto, dissipar o calor gerado pelo funcionamento do computador.
Embora os computadores possam ter diversos modelos de Cooler básicos, também conhecidos como ventoinhas, o principal deles e indispensável é o do processador, hardware constituído por um fan acoplado em cima de um dissipador.
Está peça é instalada logo a cima do núcleo de processamento do computador e normalmente usa-se do ar para evitar as altas temperaturas.
Mas, o que é esse tal de Water Cooler?
Esse sistema basicamente se inspira nos radiadores dos automóveis e substitui o ar pelo líquido facilitando assim o resfriamento do processador.
Ele é composto por um bloco apelidado de WaterBlock onde ocorre a troca de calor entre o processador e o líquido, um radiador, um reservatório e uma bomba que bombeia o fluído ( que não necessariamente é água ) para as mangueiras.
O sistema garante que o fluído presente no WaterBlock permaneça frio, quando a troca de calor faz com que esse se aqueça o radiador é responsável por mandar a água destilada pelas mangueiras fazendo assim a troca do líquido quente com o líquido frio e assim sempre mantendo a temperatura do computador baixa.
Mas qual a importância de manter a temperatura tão baixa assim?
Quanto mais baixa for a temperatura melhor será o funcionamento do seu computador.
O super aquecimento pode causar perda de FPS em jogos, lentidão de processamento e até mesmo a perca total de peças do seu computador.
Além disto, se você é um dos "amantes do overclocking" vai precisar manter a atenção no seu sistema de resfriamento para que o seu hardware não seja danificado.
Ok, mas agora me fale, quais as vantagens do Water Cooler?
- Baixa temperatura ( a água é 24x mais eficiente que o ar )
- Melhor resultado em overclock
- Aumento da vida útil, tanto do cooler quanto das outras peças
- Esteticamente mais bonito
Que maravilha, então não existe desvantagens?
ERRADO... existe alguns riscos...
- Vazamentos danificam o computador ( se for bem montado o risco é quase zero, mas é bom ficar atento )
- Preço muito alto
Ta, agora fala logo, compensa ou não esse Water Cooler?
É um pouco difícil responder essa pergunta sem saber que tipo de usuário você é, mas no geral...
Sim, compensa
Embora o alto preço a diferença é exorbitante, o aumento do desempenho do seu computador e a possibilidade de fazer os altos overclocking fazem com que o valor gasto traga um rápido retorno.
Além disto, para aqueles que se preocupam com o visual da sua maquina o Water Cooler traz um toque de charme para seu gabinete.
Espero que tenham gostado :3
TMJ
João 3:16
Fonte: 1 2