A realidade da Craftlandia hoje é fortemente marcada pelo uso de macros. Em um servidor com 1.500 jogadores conectados, menos de 200 estão de fato jogando ativamente. Entendo que o cenário atual é bem diferente do que era há 10 anos, quando não tínhamos tantas responsabilidades. No entanto, seria interessante explorar formas de incentivar melhorias, buscando soluções que façam os jogadores realmente interagir e se engajar no jogo.
É essencial refletirmos sobre as possíveis limitações nesse contexto. Precisamos de um servidor onde os jogadores sejam incentivados a realizar suas atividades de forma ativa e engajada. Não estou sugerindo a eliminação das macros — muito pelo contrário —, mas a implementação de certos limites. Embora seja difícil controlar o uso de macros de maneira eficaz, uma possível solução seria introduzir 'tarefas' que os jogadores precisariam cumprir. A cada tarefa realizada, o jogador desbloquearia permissões para realizar atividades específicas.
Por exemplo, missões mensais como:
Fabricar X porções de força.
Encantar X partes para P4.
Explorar X quilômetros no mundo 1.
Ao longo de um mês, os jogadores teriam diversas missões a cumprir, e, ao completar cada uma delas, poderiam desbloquear permissões para atividades como vender itens específicos (ex: iteminfo 599#54) ou acessar eventos como o /gladiador. Esse é apenas um exemplo ilustrativo, mas a ideia é provocar uma reflexão sobre como essas melhorias poderiam ser implementadas nos servidores.
Atualmente, Kratos e Music têm uma grande quantidade de jogadores online, mas, ao observarmos, vemos que a maioria está inativa ou AFK. Uma medida que poderia ser revitalizada são as reuniões com os jogadores, para ouvir suas opiniões e debater soluções que possam melhorar continuamente a experiência no servidor.
Está na hora de começar a valorizar quem realmente se dedica ao servidor. Precisamos focar mais nas pessoas que jogam de forma ativa, dando mais importância à gameplay. É fundamental valorizar os itens que só podem ser adquiridos com esforço no jogo, reconhecer e incentivar as construções feitas pelos jogadores, além de oferecer prêmios mais atrativos nos eventos diários. Criar um servidor hoje, mantê-lo por cinco meses e, depois, lançar outro com os mesmos padrões não vai levar a nada. Esse ciclo só cria um loop interminável
É essencial refletirmos sobre as possíveis limitações nesse contexto. Precisamos de um servidor onde os jogadores sejam incentivados a realizar suas atividades de forma ativa e engajada. Não estou sugerindo a eliminação das macros — muito pelo contrário —, mas a implementação de certos limites. Embora seja difícil controlar o uso de macros de maneira eficaz, uma possível solução seria introduzir 'tarefas' que os jogadores precisariam cumprir. A cada tarefa realizada, o jogador desbloquearia permissões para realizar atividades específicas.
Por exemplo, missões mensais como:
Fabricar X porções de força.
Encantar X partes para P4.
Explorar X quilômetros no mundo 1.
Ao longo de um mês, os jogadores teriam diversas missões a cumprir, e, ao completar cada uma delas, poderiam desbloquear permissões para atividades como vender itens específicos (ex: iteminfo 599#54) ou acessar eventos como o /gladiador. Esse é apenas um exemplo ilustrativo, mas a ideia é provocar uma reflexão sobre como essas melhorias poderiam ser implementadas nos servidores.
Atualmente, Kratos e Music têm uma grande quantidade de jogadores online, mas, ao observarmos, vemos que a maioria está inativa ou AFK. Uma medida que poderia ser revitalizada são as reuniões com os jogadores, para ouvir suas opiniões e debater soluções que possam melhorar continuamente a experiência no servidor.
Está na hora de começar a valorizar quem realmente se dedica ao servidor. Precisamos focar mais nas pessoas que jogam de forma ativa, dando mais importância à gameplay. É fundamental valorizar os itens que só podem ser adquiridos com esforço no jogo, reconhecer e incentivar as construções feitas pelos jogadores, além de oferecer prêmios mais atrativos nos eventos diários. Criar um servidor hoje, mantê-lo por cinco meses e, depois, lançar outro com os mesmos padrões não vai levar a nada. Esse ciclo só cria um loop interminável