Sobre o evento Gladiador no servidor Asgard

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Mai 9, 2011
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Prezados,

Desde que migramos o servidor Asgard para um datacenter no Brasil nós enfrentamos diversos problemas, alguns ao nosso alcance resolver, já outros infelizmente não.

É lindo e perfeito jogar em um servidor no Brasil, o PvP fica mais fluído, construir fica mais fácil, teleportar entre as homes mais rápido, enfim: todos os aspectos do jogo ficam melhores quando temos um ping tão baixo e isso é inegável.

Alguns jogadores do Asgard tem o ping tão baixo que chega a ser 0.1 (menos de 1ms). Já outros que não são agraciados com um provedor tão bom tem por volta de 18ms, o que já é infinitamente melhor do que a media de 150ms que tínhamos quando o servidor estava hospedado fora do Brasil.

O problema que tivemos no Gladiador de hoje (e em todos os outros desde que migramos para o Brasil) é justamente devido a essa latência menor e melhor que temos aqui no Brasil. Durante o Gladiador, no momento em que o 'MASS PVP' começa o servidor não está aguentando - e não é devido ao hardware do mesmo - mas sim devido ao volume de tráfego sendo recebido (INPUT) pelo servidor. Já que todos agora tem um ping mais baixo e praticamente todos utilizam um Auto Click no modo turbo durante o Glad, o volume de pacotes chegando com a informação: 'ei, quero hitar aqui|ali' é imenso.. absurdamente GRANDE.

É como se fosse um ataque distribuído (DDoS) não intencional.

Agora, é importante sublinharmos que não estamos parados assistindo esse problema acontecer incólume; estamos fazendo alterações profundas, nas entranhas do Minecraft e isso vem acontecendo desde a inauguração do Asgard. Muitos não sabem mas nós não mais utilizamos um desses projetos públicos de servidor (Spigot/Paper/Sponge) - nós já temos a nossa própria e exclusiva versão CraftLandia e é por isso que o Asgard comporta 1k+ players sem lag.

Nossas tentativas de resolver o LAG no Gladiador/MataMata do Asgard foram inúmeras até aqui, e, para elencar apenas algumas farei um breve parênteses:

*) Modificamos o sistema de envio/recebimento de pacotes internamente no Minecraft
*) Criamos barreiras e limites artificiais com base na origem/destino de cada pacote recebido
*) Modificamos valores independentes de cada 'queue' atrelada a cada jogador
*) Testamos limitação de pacotes a nível de sistema operacional (Linux/tc/qdisc)
*) Modificamos internamente o sistema de PvP/HIT para que o mesmo trabalhe de forma assíncrona
*) Criamos 'queue' com limite GLOBAL de pacotes enviados de ou PARA o servidor
*) Alteramos a física dos elementos
* Alteramos lógica matemática do KB (Knock back)
*) Manipulação de eventos
*) Gerador de entropia otimizado
*) FastMath utilizado em todo o código onde aplicável.
*) etc.. etc..

Sei que o supracitado vai parecer GREGO para muitos de nossos jogadores, porém é importante a menção do mesmo para que fique cristalinamente claro para TODOS que estamos empenhados em resolver esse problema do Gladiador (..e MataMata) com a urgência que se faz necessário.

Dia e noite, constantemente.

Nos entristece muito ver no global alguns jogadores mais exaltados xingando a staff e o servidor por culpa do Gladiador que falhou no dia de hoje (08/09/2018). Ignorando todo empenho que estamos tendo para que o problema seja resolvido e principalmente alheios ao fato de que o problema só existe porque em nossa tentativa de melhorar a vida e a qualidade de jogo de todos, nós decidimos migrar o servidor para o Brasil.

Poderíamos apenas voltar o servidor para o exterior (onde lá existe o filtro natural do LAG para resolver esse problema) e esquecer desse assunto. Mas não, estamos e continuaremos buscando uma solução digna para que tenhamos um evento Gladiador verdadeiramente épico e com LAG ZERO para todos os nossos jogadores que habitam o servidor Asgard.

Basta terem um pouquinho só de paciência que chegaremos lá :)

OBS: E quando isso for resolvido migraremos o restante de nossos servidores para o Brasil em seguida.

Atenciosamente,
Equipe CraftLandia
 
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