Bom, eu sei que já houve muito debate a respeito da Blaze Rod mas eu gostaria de expor meus pontos de argumentos do porque o valor da blaze rod deve ser nerfado completamente.
Primeiramente, por jogar a bastante tempo vou fazer uma pequena retrospectiva a respeito deste item que causa tanta polemica a respeito da economia e depois irei expor meus pontos a respeito e uma possível solução.
Há alguns anos atrás, antes mesmo da pesca se popularizar o pessoal pescava com macros bastantes simples e o melhor macro da época era o de um jogador das antigas chamado Pholadao. Neste tempo a warp vip já comprava o blaze rod a 200c, no entanto este valor estava de acordo com a economia da época. Pot de força e blaze rod eram itens muito raros e o pessoal pagava caro por uma vara encandeceste para fazer sua primeira mesa de pot (por volta de 1k). O evento “Invasão de mobspawn” era bastante disputado pois as pessoas queriam mesmo conseguir este item valioso (até na ativação de vip era algo precioso já que vinha 16 blaze rod). O tempo foi passando e com o avanço da pesca se tornou um item mais acessível, por volta de 500c. Mas até então ninguém se atrevia a vender na warp vip por míseros 200c. O tempo passou mais ainda e começou a primeira promoção vip a disponibilizar Ovos de mobs na sua ativação. Durante algum tempo ninguém realmente deu muita bola para blaze. Mas aí os magnatas da época começaram a lucrar grandes quantidades de money muitos ficaram com a pulga atrás da orelha sobre como lucravam tanto. E então veio os livros de tesouro, com os livros os blazes se tornaram popular e muitos conseguiram adiquirir seu mob. Com isto, os jogadores procuraram e aprimoraram cada vez mais este farm com macros mais inteligentes e mobtraps mais sofisticadas (a famosa trap na forma de pilar). E muito tempo passou e veio a inovação dos mobs que agora eles “stakam” e os blazes se tornaram invulneráveis a água o que aumentou mais ainda a eficiência d farm.
Agora que falei um breve resumo da história do blaze vou mostrar os pontos que eu pensei:
1: Foi algo acidental: O preço da blaze rod já havia se definido muito tempo atrás em uma realidade onde o farm era mínimo, os macros eram simples e não havia o mobspawn de blaze. nesta época fazia sentido o valor da blaze rod, mas agora onde um jogador com um bom mob e um bom macro consegue farmar 3 a 4 baus por dia é simplesmente outra realidade.
2: Aquisição do mob fácil, mas valor muito caro: Este contraste, entre quem já joga a muito tempo ou quem ativa muitos vips conseguir facilmente ovo de mob, seja comprando, ou por meio de livros de tesouros faz com que os jogadores ricos e antigos se tornem cada vez mais ricos. Enquanto os novatos, sofrem fazendo plantação que rende muito pouco e é muito trabalhoso. Ou é preciso upar 2k ou 3k em escavação ou herbalismo para aí ter alguma chance de competir com os magnatas do servidor. Sendo que neste tempo enquanto esta pessoa adquire seu primeiro mod os outros já conseguiram 2 ou 3 e está lucrando horrores com contas fakes em vários mobs (e sim, isto é uma realidade das pessoas usar mais de um mob com fakes e fazer milhões por dia).
3: Economia focada em apenas uma coisa: Por mais que haja inúmeros meios de farm, acabou-se que tudo se resume em quem tem mais blaze e mais contas farmando. Acabou com a ideia de se tornar rico negociando com outros jogadores. Fazer grandes lojas, fazer cidades (Eu lembro que no servidor 3 tinha um jogador “Nicollas199” se não me engano. que conseguiu muito dinheiro fazendo cidades, sendo que ele vendia cada terreno a preços acessíveis de 50 a 25k e com isto ele tinha se tornado uma das pessoas mais ricas do servidor. E com razão ele fazia cidades bonitas que tornava vivo o servidor). Também havia uma espécie de farm no próprio pvp. As pessoas viviam falando, lucrei 2 sets p4 hoje, consegui uma s5 pois eram itens caros e o farm não era desbalanceado valia a pena “jogar” para conseguir as coisas.
4: Fonte de renda infinita e não possui “riscos”: Um outro problema do blaze é que uma vez que a pessoa consegue o primeiro mob(eu reconheço que é muito difícil conseguir seu primeiro mob) mas é uma renda constante, segura e não tem riscos (como por exemplo construir uma cidade e as vendas não forem bem, ou ir pvp e morrer e perder seus sets ou fazer uma loja e ela “falir”), por o blaze não ter nenhum destes problemas, naturalmente todo mundo vai querer ir para este ramo e não correr riscos com outras coisas, mesmo que ir pvp seja lucrativo ou fazer uma cidade lucrar milhões é muito mais fácil ficar apenas farmando 24H, anunciando que compra sets para no final da semana ir gladiador.
5: Espanta jogadores novatos, desigualdade e enfraquece criatividade: este provavelmente é o maior problema do blaze: ele favorece a desigualdade, enfraquece a criatividade em gerar Money e espanta jogadores novatos.
Começando pela desigualdade, se você já leu até aqui já deve imaginar que jogadores estabelecidos, que já lucram horrores vão pagar muito caro por mais um ovo de blaze. E isto faz com que jogadores novos nunca consigam adquirir seu mob sem apelar para comprar muitos vips ou ter que esperar sua conta upar para conseguir. Consequentemente muitos jogadores novos vão desistir de jogar ou, até que eles consigam começar a lucrar em igualdade com jogadores antigos o servidor já está quase falido por causa da inflação do Money gerado pelo blaze. E a questão da criatividade é por causa do blaze ser o maior foco de Money, ele monopoliza qualquer outra forma de farm. Afinal se é o que dá mais Money porque eu iria pensar em outra coisa?
6: Inflação infinita até a economia se tornar insustentável e o servidor falir: Porque os servidores antigos ficam com cada vez menos jogadores? porque ao invés do servidor crescer, se tornar mais convidativo a jogadores novos, acaba por espantar cada vez mais e diminuir seu número? A resposta pode estar na economia, uma economia falha que beneficia só os primeiros, digamos os “colonizadores” daquele servidor acaba por desincentivar alguém que começa do 0. Além de que a medida que o número de mobs aumenta, a inflação do servidor aumenta também e acaba por se tornar algo muito estranho de se jogar, perde a graça, aquele espírito de explorar coisas novas, de construir, de adquirir seu primeiro set. Termina acabando. É mais fácil ficar pedindo Money aos magnatas e bilionários do que produzir algo, também acontece a monopolização do vip, ele se torna algo extremamente caro, só quem tem 5 mobs de blaze farmando 24h compra vip por Money in game e com isto a economia se esvai.
Solução: O total nerf do valor da blaze rod levando em consideração a nova realidade. Poderia por exemplo comparar com os outros mobs, uma lagrima de ghast é comprada por uma quantidade ínfima, e isto está certo. Mobs deveriam ser usados para upar skills, espadas, pegar xp e encantar p4, e conseguir um moneyzinho no processo, não algo que comprometa a economia totalmente. Mobs já dão muitas coisas talvez 500c ou 1k por pack de blaze já está em bom tamanho, por ser algo mais raro daria mais Money para quem quer upar espadas e pegar xp com estilo mas não como forma primaria e suprema de farm do servidor. Claro que pode haver outros problemas na economia, talvez revisar a pesca. Mas resolvendo o problema do blaze já melhoraria muito e tornaria o servidor novo muito mais saudável.
Primeiramente, por jogar a bastante tempo vou fazer uma pequena retrospectiva a respeito deste item que causa tanta polemica a respeito da economia e depois irei expor meus pontos a respeito e uma possível solução.
Há alguns anos atrás, antes mesmo da pesca se popularizar o pessoal pescava com macros bastantes simples e o melhor macro da época era o de um jogador das antigas chamado Pholadao. Neste tempo a warp vip já comprava o blaze rod a 200c, no entanto este valor estava de acordo com a economia da época. Pot de força e blaze rod eram itens muito raros e o pessoal pagava caro por uma vara encandeceste para fazer sua primeira mesa de pot (por volta de 1k). O evento “Invasão de mobspawn” era bastante disputado pois as pessoas queriam mesmo conseguir este item valioso (até na ativação de vip era algo precioso já que vinha 16 blaze rod). O tempo foi passando e com o avanço da pesca se tornou um item mais acessível, por volta de 500c. Mas até então ninguém se atrevia a vender na warp vip por míseros 200c. O tempo passou mais ainda e começou a primeira promoção vip a disponibilizar Ovos de mobs na sua ativação. Durante algum tempo ninguém realmente deu muita bola para blaze. Mas aí os magnatas da época começaram a lucrar grandes quantidades de money muitos ficaram com a pulga atrás da orelha sobre como lucravam tanto. E então veio os livros de tesouro, com os livros os blazes se tornaram popular e muitos conseguiram adiquirir seu mob. Com isto, os jogadores procuraram e aprimoraram cada vez mais este farm com macros mais inteligentes e mobtraps mais sofisticadas (a famosa trap na forma de pilar). E muito tempo passou e veio a inovação dos mobs que agora eles “stakam” e os blazes se tornaram invulneráveis a água o que aumentou mais ainda a eficiência d farm.
Agora que falei um breve resumo da história do blaze vou mostrar os pontos que eu pensei:
1: Foi algo acidental: O preço da blaze rod já havia se definido muito tempo atrás em uma realidade onde o farm era mínimo, os macros eram simples e não havia o mobspawn de blaze. nesta época fazia sentido o valor da blaze rod, mas agora onde um jogador com um bom mob e um bom macro consegue farmar 3 a 4 baus por dia é simplesmente outra realidade.
2: Aquisição do mob fácil, mas valor muito caro: Este contraste, entre quem já joga a muito tempo ou quem ativa muitos vips conseguir facilmente ovo de mob, seja comprando, ou por meio de livros de tesouros faz com que os jogadores ricos e antigos se tornem cada vez mais ricos. Enquanto os novatos, sofrem fazendo plantação que rende muito pouco e é muito trabalhoso. Ou é preciso upar 2k ou 3k em escavação ou herbalismo para aí ter alguma chance de competir com os magnatas do servidor. Sendo que neste tempo enquanto esta pessoa adquire seu primeiro mod os outros já conseguiram 2 ou 3 e está lucrando horrores com contas fakes em vários mobs (e sim, isto é uma realidade das pessoas usar mais de um mob com fakes e fazer milhões por dia).
3: Economia focada em apenas uma coisa: Por mais que haja inúmeros meios de farm, acabou-se que tudo se resume em quem tem mais blaze e mais contas farmando. Acabou com a ideia de se tornar rico negociando com outros jogadores. Fazer grandes lojas, fazer cidades (Eu lembro que no servidor 3 tinha um jogador “Nicollas199” se não me engano. que conseguiu muito dinheiro fazendo cidades, sendo que ele vendia cada terreno a preços acessíveis de 50 a 25k e com isto ele tinha se tornado uma das pessoas mais ricas do servidor. E com razão ele fazia cidades bonitas que tornava vivo o servidor). Também havia uma espécie de farm no próprio pvp. As pessoas viviam falando, lucrei 2 sets p4 hoje, consegui uma s5 pois eram itens caros e o farm não era desbalanceado valia a pena “jogar” para conseguir as coisas.
4: Fonte de renda infinita e não possui “riscos”: Um outro problema do blaze é que uma vez que a pessoa consegue o primeiro mob(eu reconheço que é muito difícil conseguir seu primeiro mob) mas é uma renda constante, segura e não tem riscos (como por exemplo construir uma cidade e as vendas não forem bem, ou ir pvp e morrer e perder seus sets ou fazer uma loja e ela “falir”), por o blaze não ter nenhum destes problemas, naturalmente todo mundo vai querer ir para este ramo e não correr riscos com outras coisas, mesmo que ir pvp seja lucrativo ou fazer uma cidade lucrar milhões é muito mais fácil ficar apenas farmando 24H, anunciando que compra sets para no final da semana ir gladiador.
5: Espanta jogadores novatos, desigualdade e enfraquece criatividade: este provavelmente é o maior problema do blaze: ele favorece a desigualdade, enfraquece a criatividade em gerar Money e espanta jogadores novatos.
Começando pela desigualdade, se você já leu até aqui já deve imaginar que jogadores estabelecidos, que já lucram horrores vão pagar muito caro por mais um ovo de blaze. E isto faz com que jogadores novos nunca consigam adquirir seu mob sem apelar para comprar muitos vips ou ter que esperar sua conta upar para conseguir. Consequentemente muitos jogadores novos vão desistir de jogar ou, até que eles consigam começar a lucrar em igualdade com jogadores antigos o servidor já está quase falido por causa da inflação do Money gerado pelo blaze. E a questão da criatividade é por causa do blaze ser o maior foco de Money, ele monopoliza qualquer outra forma de farm. Afinal se é o que dá mais Money porque eu iria pensar em outra coisa?
6: Inflação infinita até a economia se tornar insustentável e o servidor falir: Porque os servidores antigos ficam com cada vez menos jogadores? porque ao invés do servidor crescer, se tornar mais convidativo a jogadores novos, acaba por espantar cada vez mais e diminuir seu número? A resposta pode estar na economia, uma economia falha que beneficia só os primeiros, digamos os “colonizadores” daquele servidor acaba por desincentivar alguém que começa do 0. Além de que a medida que o número de mobs aumenta, a inflação do servidor aumenta também e acaba por se tornar algo muito estranho de se jogar, perde a graça, aquele espírito de explorar coisas novas, de construir, de adquirir seu primeiro set. Termina acabando. É mais fácil ficar pedindo Money aos magnatas e bilionários do que produzir algo, também acontece a monopolização do vip, ele se torna algo extremamente caro, só quem tem 5 mobs de blaze farmando 24h compra vip por Money in game e com isto a economia se esvai.
Solução: O total nerf do valor da blaze rod levando em consideração a nova realidade. Poderia por exemplo comparar com os outros mobs, uma lagrima de ghast é comprada por uma quantidade ínfima, e isto está certo. Mobs deveriam ser usados para upar skills, espadas, pegar xp e encantar p4, e conseguir um moneyzinho no processo, não algo que comprometa a economia totalmente. Mobs já dão muitas coisas talvez 500c ou 1k por pack de blaze já está em bom tamanho, por ser algo mais raro daria mais Money para quem quer upar espadas e pegar xp com estilo mas não como forma primaria e suprema de farm do servidor. Claro que pode haver outros problemas na economia, talvez revisar a pesca. Mas resolvendo o problema do blaze já melhoraria muito e tornaria o servidor novo muito mais saudável.
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