Aborto
Aborto não? Mesmo?Hoje atendi uma das consultas de pré-natal que mais me fez refletir sobre o tema.
Terceira cliente que chamo para entrar na sala, entra uma mulher, uma adolescente e uma acompanhante.
A gestante é a adolescente, de 14 anos, acompanhada de sua mãe e sua cunhada.
Mulheres negras e notoriamente mal orientadas, principalmente a criança de 14 anos.
Quando vi que a gestante era a adolescente, até me surpreendi, mas nada que eu nunca tivesse visto.
No decorrer da consulta de pré-natal, quando era indagada por mim, ela muitas vezes direcionava a pergunta à sua mãe (perguntas simples como: "O que é amamentação, mãe?; O que é parto normal?)
Posteriormente, ela revelou que não mora com o pai do bebê e que nem tem relacionamento com ele. Que o mesmo estava junto com ela quando ela OPTOU por engravidar, mas depois brigaram, se separaram e agora o pai da criança (com 16 anos e que já tem outros 2 filhos) mora com outra mulher. Por esse motivo a gestante não queria que ele registrasse o bebê.
Conversamos um pouco mais, e comentei que ela era nova para ter optado por engravidar tão cedo, daí ela me disse que: -a irmã dela, de 13 ANOS já tem 2 filhos.-
Confesso que fiquei chocada, com a naturalidade da informação.
Notoriamente eu estava lidando com uma criança que não tem noção da realidade. Segui a consulta.
Posteriormente quando a mãe dela se ausentou da sala, eu perguntei quantas vezes ela já havia engravidado, e ela revelou que essa era a sua 3º gestação. Sim ! Ela já havia provocado 2 abortos anteriores e tinha tentando abortar a atual gestação também...
E como ela abortou? Chá disso, chá daquilo... me passou todas as informações.
Revelou que fez tudo sozinha, que passou mal, desmaiou no banheiro, sangrou muito. SOZINHA, QUIETA, CALADA.
Sua mãe nunca soube.
Não sabemos como nascerá esse bebê que escapou da tentativa, mas que talvez tenha sua vida afetada pela tentativa de aborto.
Ela não tem dinheiro.
Ela não tem orientação.
O aborto não é legalizado nem regulamentado
E sim! Ela abortou!
E assim como ela, temos milhares de crianças e mulheres que fazem isso todos os dias, longe do SEU moralismo.
Sim bebês continuam morrendo, e as mãe também.
Mulheres pobres, negras arriscam suas vidas, todos os dias por causa da SUA lição de moral.
Pessoas que são contra legalização do aborto: Você não quer fazer aborto? Não faça. Mas não opine sobre a vida de mulheres que não tem o mesmo contexto de vida que você.
Eu não faria o aborto, sei reconhecer o meu privilégio de ter acesso à informação para prevenir uma gestação, e meu privilégio de lidar com uma gestação caso aconteça.
Mas muitas não tem nem um, nem outro privilégio que nós temos.
E homens, por favor, não emitam sua opinião sobre o que a mulher deve fazer, porque no geral, muitos pagam a pensão e pronto.
"Enquanto você teoriza sobre a linda poesia que é a vida gerada no útero materno; bebês e mães continuam morrendo clandestinamente."
Fernanda Sandes - Enfermeira Obstetra