
Curiosidades sobre Cuba
As maiores cidades de Cuba são Havana, Santiago de Cuba, Camagüey, Holguín e Santa Clara.

Havana, a capital cubana, tem mais de 2 milhões de habitantes.

Cuba foi descoberta por Cristóvão Colombo.

O ritmo da salsa surgiu em Cuba.

O principal produto cubano são os charutos, considerados os melhores do mundo. A marca mais tradicional é a Cohiba.

O país tem sistemas de educação e saúde gratuitos para a população.

Cuba é um país laico, mas permite a liberdade religiosa.

Em Cuba, 99% da população sabe ler e escrever. O regime socialista conseguiu acabar com o analfabetismo.

Em Cuba, existem duas moedas oficiais: o Peso e Peso conversível.

Fidel Castro chegou ao poder em Cuba em 1959.

60% da população de Cuba são católicos.

O dia da revolução cubana é celebrado em 1° de janeiro.

Cuba é o habitat natural do colibri-abelha, a menor ave do mundo.

Cuba não se resume a uma ilha, mas a um arquipélago formado por mais de 1 500 ilhas. As maiores são Ilha de Cuba e Ilha da Juventude.

A população atual de Cuba é de 11 milhões de habitantes, sendo 65% brancos, 10% negros e 25% mulatos.

As cinco maiores cidades cubanas são Havana, Santiago de Cuba, Camagüey, Holguín e Santa Clara. Havana é uma metrópole com mais de dois milhões de habitantes – o que representa 1/5 da população do país.

Cuba é atualmente um país socialista de partido único e sem eleições diretas. O país foi governado por Fidel Castro até 2 008 quando, por motivos de saúde, ele renunciou e foi substituído pelo seu irmão Raúl Castro.

A educação e a saúde são totalmente gratuitos. O sistema de saúde cubano é um dos melhores das Américas. Doenças como tétano, coqueluche, sarampo, hepatite B, poliomielite e difteria são quase desconhecidas da população local.

A expectativa de vida em Cuba é uma das maiores do mundo. O cubano vive, em média, 75 anos.

O setor de biotecnologia cubano é dos mais avançados. Criada no país, a vacina contra a hepatite B é vendida para mais de 30 países. A biotecnologia já gerou mais de 600 patentes para drogas, vacinas e sistemas de diagnósticos.

O esporte nacional é o beisebol. O boxe, o vôlei e o atletismo também são extremamente populares. Cuba é uma potência esportiva mundial e conquistou mais medalhas de ouro em olimpíadas do que o Brasil.

Produzida a partir do melaço de cana-de-açúcar, o rum é a bebida típica do país. Com ele, pode-se preparar drinques famosos como Cuba Libre, Mojito, Daiquirí, Mulata, Havana Special, Piña Colada, entre outros. Interessante é que o Daiquirí – drinque com rum, gelo batido, açúcar e suco de limão – é bem parecido com a nossa caipirinha.

Assim como os brasileiros, os cubanos adoram um caldo de cana com gelo, chamado por lá de guarapo.

A cozinha cubana (conhecida como cozinha criola) é uma combinação da tradição culinária indígena, espanhola e africana. Entre os pratos típicos cubanos estão o congrís (arroz e feijão vermelho cozidos na mesma panela), o moros y cristianos (arroz e feijão preto na mesma panela com carne de porco), o chicharrone (igual ao nosso torresminho) e o ajiaco (um guisado de vegetais preparado com cebola, alho, pimentão, cenoura, nabo e mandioca). À propósito, o ajiaco é o prato nacional.

Ao longo da história, mesmo depois da revolução cubana, houveram - por culpa do contexto histórico social de uma sociedade homofóbica - muitas perseguições à população LGBT, mas, atualmente, em cuba tem promovido muitos avanços em relação aos direitos e a promoção da cidadania LGBT.
