MATÉRIA DISCUSSÃO: REALIDADE VIRTUAL E SAÚDE MENTAL - participação de @Errwiin

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Nala

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Abr 3, 2017
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Olá queridos, cês tão bom?
E hoje estou de volta com mais um trabalho, desta vez em cima do tema "Os perigos da Realidade Virtual" pensado e escolhido por mim e pelo nosso querido sub e meu convidado especial @ErrwiiN.
Espero que gostem de ler este tópico como gostamos de escreve-lo! Vamos lá, muito animada em escrever juntamente com essa lenda do falecido Jornal!

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TÓPICO INFORMATIVO

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@Nala :"Sword Art Online" (SAO) é um antigo anime light novel bastante popular que explora temas relacionados à realidade virtual (VR) e seus perigos. O enredo se passa em um futuro próximo, onde os jogadores (pessoas reais) são capazes de entrar em uma realidade virtual imersiva usando um dispositivo chamado NerveGear. Este dispositivo não apenas projeta os sentidos dos jogadores em um mundo virtual, mas também é capaz de manipular seus corpos e mentes ao serem inseridos dentro desta experiencia.

De forma criativa este anime nos faz pensar sobre como seria se chegássemos nesse nível, mas acontece, que se já não chegamos estamos muito perto. No mundo de "Sword Art Online" os jogadores ficam presos nessa realidade uma vez ja tendo iniciado a experiencia. Eles descobrem que não podem sair do jogo, e se tentarem remover o NerveGear no mundo real, ou se morrerem no jogo, morrerão na vida real. O criador do jogo, Akihiko Kayaba, revela ao começar o jogo que a única maneira de escapar é completar todos os 100 níveis da torre do Game.

  • Qual é a relação da realidade virtual no anime e os problemas que podem ser causados na vida real?
1 Perda de noção da realidade: em suma, os jogadores acabam não conseguindo mais distinguir o jogo da realidade;
2 Consequencias físicas/mentais: as pessoas inseridas nesta realidade descuidam do corpo fisico ao estar dentro do jogo;
3 Manipulação: é notório a possibilidade de se usar o Nervegear para manipular o jogador uma vez que está tecnologia recebe certo dominio dentro do cerebro;
4 Isolamento social: para algumas pessoas, há conforto em não manter contato humano com pessoas de fora da sua rotina estar em uma "quarentena confortavel", logo, ao ser inserida numa realidade virtual, esse problema se alastra.

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  • Como a realidade virtual pode impactar a saúde mental dos usuários?
@ErrwiiN: Trazer a referência de Sword Art Online nesse assunto é bem interessante, pois nos mostra um possível futuro com o uso da realidade virtual. Porém, essa temática é abordada também em diversos filmes, como "Ready Player One" que ilustra esses perigos, mostrando as possíveis consequências dessa tecnologia. Alguns exemplos são que o uso excessivo da realidade virtual pode levar ao "abandono" da vida real, pois a vida virtual pode parecer mais atraente. Inicialmente, serve como alívio dos problemas reais, já que é algo surreal, um sonho virando realidade. Contudo, com o tempo isso pode causar ansiedade, depressão e outras complicações, resultando em felicidade apenas no mundo fictício. Se redes sociais já causam problemas, a realidade virtual pode ser ainda mais problemática, oferecendo uma fuga completa da realidade. O que acha, @Nala?

@Nala: De fato, muitas pessoas desejam a experiência da realidade virtual e não há nada errado nisso. Mas nós sabemos que nem só de bons moços o mundo é feito, você pode acabar com algum problema se utilizar de forma errada esta ou qualquer outra tecnologia. Devemos nos lembrar de que as pessoas perdem muito tempo nas redes sociais e o que isso causa na vida delas, com a VR não seria diferente.​
  • O avanço da Inteligência Artificial corrobora muito para esse futuro incerto da realidade virtual. Será que estamos a poucos passos de viver essa realidade?
@Nala: Acredito e anseio pelo dia em que viveremos essa tecnologia avançada, de forma íntegra e saudável. Confesso estar sendo otimista ao dizer isso, mas esperar que no futuro prosperemos como raça é algo eletrizante para mim, não posso evitar.

@ErrwiiN: De fato estamos cada vez mais próximos dessa realidade, e acredito que de início será algo incrível. Fico imaginando tudo o que será feito com uma tecnologia dessas, pois afinal, são muitas possibilidades, tanto boas quanto ruins.​
  • O que é o impacto psicológico que jogos do tipo podem trazer?
@Nala: Reconhecemos as implicações pessoais da interação excessiva com algo assim, seja na realidade virtual ou na tecnologia em geral, sabemos dos problemas causados e que hoje são muito comuns. Problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão, devido à dependência de dispositivos, são a crise atual entre os jovens. O uso excessivo de telas está associado a distúrbios do sono, prejudicando a qualidade do sono e levando à fadiga crônica. Problemas físicos, como dor nas costas e no pescoço, são comuns devido à má postura durante o uso prolongado de dispositivos. Além disso, a exposição excessiva à luz azul das telas pode afetar a visão a longo prazo.

@ErrwiiN: Acredito que você fez uma boa síntese dos principais problemas vivenciados. As gerações futuras sofrerão muito com essa tecnologia e a dependência que ela traz. Pode-se dizer que os problemas já enfrentados sobre esse assunto são apenas a ponta do iceberg, ou seja, ainda há muita coisa pela frente. Por hora, devemos torcer para que toda essa problemática seja resolvida, e que as futuras gerações, bem como as atuais, pensem em maneiras de contornar esse futuro incerto.
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-Você sabia que a Realidade Virtual já é usada no auxílio da formação de um médico nas universidades?

-Sim!
-Não.

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@ErrwiiN : Agradeço muito pelo convite para participar desta discussão. Tenho grande interesse em temas que envolvem psicologia e os futuros incertos da humanidade, visto que são temas relevantes e que precisam de certa atenção. Espero que nossas reflexões possam contribuir de alguma forma para os leitores.

@Nala : A lista de consequências negativas é longa, utilize deste tema como um alerta, lembre-se sempre de atentar a isso para que não seja também prejudicado. Enfim, tudo foi escrito com muito carinho por mim e pelo Edu, espero que tenham lido pelo menos 1/3 deste tópico! kkkkk

Comente: #DISCUSSÃO
para receber 100 cubos

Agradecimento especial p/ @ErrwiiN

Atenciosamente, ErrwiiN and Nala.

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Vamos trazer o assunto para mais próximo da nossa realidade? Imaginem o Joãozinho. Joãozinho é extremamente introvertido e tem problemas de convívio em seu meio social por causa de sua timidez.
Joãozinho joga minecraft e é muito bom no PvP, o que te fez ser requisitado por muitos clans, coisa que não acontecia com ele no mundo real: Ele se sentiu incluso e aceito. Logo Joãozinho começou a ter contato diariamente com outros jogadores do mesmo clan, via discord e ts3, em call fez seus primeiros amigos que de fato gostavam dele por ele ser quem ele é. Ao passar das semanas e meses, ele já possuía uma vida social no virtual, coisa que ele não tinha no mundo real.
É uma via de mão dupla, porque por um lado ele agora possui um ciclo de amigos, mesmo que no virtual e em contrapartida, ele se satisfez com isso e não busca mais "entrosar" no mundo real, o que acaba sendo muito perigoso a longo prazo, afinal, daqui alguns anos, os amigos que ele fez aqui no jogo, que não dependem emocionalmente do mesmo para inclusão naturalmente irão fazer outras coisas da vida.

Excelente matéria e ótimo tema para se debater, parabéns.
 
Achei muito interessante esse formato de tópico em discussão, ambos participantes conversando entre si, muito legal.

Debate incrível. Essa sensação de ''acolhimento'' que o mundo virtual proporciona é uma via de mão dupla, muito bom de se discutir. Inegável que precisamos ter limites na hora de escolher nossas prioridades e o tempo que vamos separar para a internet, caso contrário vira um emaranhado de problemas psicológicos e sociais com o passar dos anos.
 
Vamos trazer o assunto para mais próximo da nossa realidade? Imaginem o Joãozinho. Joãozinho é extremamente introvertido e tem problemas de convívio em seu meio social por causa de sua timidez.
Joãozinho joga minecraft e é muito bom no PvP, o que te fez ser requisitado por muitos clans, coisa que não acontecia com ele no mundo real: Ele se sentiu incluso e aceito. Logo Joãozinho começou a ter contato diariamente com outros jogadores do mesmo clan, via discord e ts3, em call fez seus primeiros amigos que de fato gostavam dele por ele ser quem ele é. Ao passar das semanas e meses, ele já possuía uma vida social no virtual, coisa que ele não tinha no mundo real.
É uma via de mão dupla, porque por um lado ele agora possui um ciclo de amigos, mesmo que no virtual e em contrapartida, ele se satisfez com isso e não busca mais "entrosar" no mundo real, o que acaba sendo muito perigoso a longo prazo, afinal, daqui alguns anos, os amigos que ele fez aqui no jogo, que não dependem emocionalmente do mesmo para inclusão naturalmente irão fazer outras coisas da vida.

Excelente matéria e ótimo tema para se debater, parabéns.
Obrigada <3
Fico feliz que tenha seu ponto de vista e o exponha aqui, significa muito. :amem::p
 
Sword art online é um game que queria muito jogar a uns anos atrás, hoje em dia refletindo sobre o assunto fico com um pé atrás. Ótima matéria!
 
Curti, me lembrou do Jogador Número 1 do Ernest Cline onde, no futuro, jogos, escolas, redes sociais, escritórios, estão todos reunidos num único ambiente virtual global, tendo uma simulação da Terra e até de outros planetas fictícios dentro dele. No final, fizeram rodízio de dias funcionando para que as pessoas não passassem todos os dias lá. Também haviam easter eggs para solucionar e ganhar um prêmio #DISCUSSÃO
 
Você sabia que a Realidade Virtual já é usada no auxílio da formação de um médico nas universidades?

A realidade virtual nas faculdades de medicina está revolucionando a educação médica porque oferece um ambiente de aprendizado muito interativo e imersivo. A RV dá aos alunos a oportunidade de praticar em ambientes seguros e controlados, como simular procedimentos cirúrgicos.

Acredito que uma das principais consequências negativas do uso de RV é o Isolamento Social, uma vez que as interações virtuais podem substituir as interações face a face, porém elas não suprem as interações reais que são essenciais para o bem-estar emocional e mental.
 
A realidade virtual nas faculdades de medicina está revolucionando a educação médica porque oferece um ambiente de aprendizado muito interativo e imersivo. A RV dá aos alunos a oportunidade de praticar em ambientes seguros e controlados, como simular procedimentos cirúrgicos.

Acredito que uma das principais consequências negativas do uso de RV é o Isolamento Social, uma vez que as interações virtuais podem substituir as interações face a face, porém elas não suprem as interações reais que são essenciais para o bem-estar emocional e mental.
po realidade virtual e medicina é uma junção épica, me despertou curiosidade de pesquisar mais sobre kkk
 
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