Inflação descontrolada no Craftlandia

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bombermine

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Mai 21, 2013
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Eae galera, trago agora um artigo falando sobre o aumento da inflação nos servidores da Craftlândia.
Primeiramente, quero dizer que não sou economista nem estudo isso, minha área é completamente diferente (Redes/Programação), por isso, não sei expressar com termos técnicos tudo o que será colocado aqui, mas de forma simplificada e com analogias tentarei explicar as possíveis causas do aumento do preço e desvalorização da moeda.

lembra da "vara incandescente" (blaze rod)? Pois é... comecei a jogar há uns 2 anos atrás, e lembro que naquela época, este era um item raro e que poucos tinham, custava cerca de 10k cada! o que era muito, levando em consideração também o valor da moeda na época (equivale cerca de 100k de hoje). 1 ano antes custava 15k!

Tempos depois, quando baixou para 3k, investi em 20 dessas para fazer poções e isso me custou muito caro. Foi a pior coisa que já fiz em todo o server!
Uma semana depois surgiu aquilo que considero um dos grandes vilões da economia que contribuiu para a que temos hoje. O terrível WARP NEPAL!
Na semana em que foi lançado, o preço do blaze rod caiu astronomicamente!! porém, nos primeiros dias ainda era possível vender a preços altíssimos, parecia a serra pelada, todo mundo indo direto lá matar os blaze, que até então, era uma coisa que não se via todo dia. Muitos ficaram ricos de um dia para o outro.
Isso facilitou a obtenção de money, e com mais dinheiro circulando, os bens ficaram mais caros, e a moeda perde valor. Isso se chama inflação. Pra ilustrar: Imagine um vendedor de itens encantados, está vendendo uma peça p4 por incríveis 15k ou uma picareta encantada que tanto se esforçou e suou para ter. Mas agora, 15k não é nada! pois você pode dar um pulinho lá no nepal e sair com 30k na mão em 10min! Este vendedor vai querer fazer valer mais o seu trabalho e vai colocar a venda sua peça p4 por 40k. E assim tudo fica mais caro e o money mais fácil de se obter.

O blaze rod que custa hoje 300c é só um exemplo, existem outros itens que são a mesma coisa.

Há pouco tempo, eu conheci um player nbzinho que tinha um sonho bem humilde que era de poder falar no chat global /g.
Sabemos que para isso, é preciso 50k. Ele não tinha ao menos 1 terreno se quer.
Então eu ajudei-o lhe dando 5k para um terreno, 5 mesas de poções, ingredientes baratos para poções e aquilo que há de mais precioso: CONHECIMENTO! Lhe mostrei como ganhar dinheiro rápido.
No mesmo dia, mais tarde, ele me mandou uma mp feliz da vida porque já conseguiu os 50k. No dia seguinte, ele já tinha 200k e me agradeceu por ter ajudado a realizar o seu sonho.
A demanda por poções é grande, por ser um item muito útil e que se consome rápido. Hoje em dia, você consegue vender poções de velocidade por cerca de 200c cada. o preço varia de 150 a 280c. isso é quase 2x o preço de um diamante, e é extremamente fácil de se obter. Os ingredientes da poção de velocidade são praticamente de graça e pode ser obtidos no quintal de casa, dando 100% de lucro! Além disso a produção é rápida. Com 10 mesas de poção, você consegue fazer 30 poções de velocidade II em 2 min!! (eu cronometrei) desde pegar água com o frasco de vidro, até recolher todas as poções prontas para o seu inventário. Isso que dizer que são 4 segundos por poção! É como se você estivesse fabricando seus próprios diamantes em casa, 1 a cada 2 segundos!!!!


Talvez eu até contribua para o aumento da inflação com esse texto que revela o precioso conhecimento. Ainda bem que os nbzinhos da classe baixa que formam uma grande massa da população nos servers, geralmente não frequentam o fórum.


Antigamente, os eventos valiam 3k, hoje, para equilibrar com atual economia, valem 30k. No futuro irá valer 300k.
Isso não quer dizer necessariamente que é algo ruim. Como não vivemos em um país dentre outros com moedas diferente, apenas temos um tipo de moeda, se tudo crescer igualmente, nada muda, apenas um k a mais quando for escrever.
Porém, não é fácil para os admins administrar tudo isso fazendo ajustes nos preços de itens à medida que a moeda desvaloriza. Algumas coisas vão ficando para trás, e é isso que desestabiliza a economia.

Atualmente, o item mais valioso é o ovo de blaze que custa 30kk (mais do que o VIP!). Ver um desses na sua frete é como ver o cometa Halley. só se vê uma vez na vida. (na classe popular).

Hoje ainda sobram vestígios do que era antigamente. Muitos players que começaram este ano ficam se perguntando por quê tanto escândalo só porque vai nascer o blaze no invasão no mobspawn, ou por que em meio a tantos itens que aparece nos baús da warp-vip, às vezes aparece uma "única e brilhante" (e mísera) blaze rod.

Como o começo do texto eu fiz dia 19/08/2015 talvez algumas informações e preços estão desatualizados.

hoje(11/10/2015), parece que os admins estão tomando providências para restabelecer a economia e equilibrar os preços, com supervalorização da maçã do capiroto, e imposto sobre transação de coins.
A inflação sempre vai existir, mas ela precisa se manter estável e baixa, se não alguns itens ficam para trás e vão perdendo valor.

Resumindo: Inovações súbitas de eventos e desvalorização de itens raros sem as devidas alterações em placas de shops facilitam a obtenção de coins na classe popular que faz com que mais gente tenham mais coins que faz com que ele seja desvalorizado, que faz com que preços de itens que continuam sendo raros aumentem, (terrenos, itens encantados, VIP, eventos, etc.) proporcionalmente ao coin, mas certas coisas não aumentam o preço, e com isso perdem o valor (minérios e materiais de construção).
Se dão bem aqueles que conhecem e que tem estratégias. Mas o jogo não é só money. É por isso que gosto deste jogo. Você escolhe o seu objetivo.
O craftlandia só tem que tomar cuidado pra não fazer mais cagada como exemplo, colocando 30 capiroto no VIP.
Assim os players que não são VIP vão perdendo a vontade jogar e o craftlândia vai perdendo a chance de ter mais um VIP. Comprar um VIP não é algo fácil pra todo mundo, ainda mais quando faixa de idade é baixa e a maioria dos players são crianças.

Ps: esqueci de postar isso na época, então deve estar mais desatualizado ainda.
 
Sou formado em Administração (nível técnico) e atesto: não falou nenhuma bobagem!


PS:
Talvez eu até contribua para o aumento da inflação com esse texto que revela o precioso conhecimento. Ainda bem que os nbzinhos da classe baixa que formam uma grande massa da população nos servers, geralmente não frequentam o fórum.
As vezes a negada deixa de abordar certos assuntos (ou insiste em abordar) justamente por isso! :P
 
rlx, eles vao colocar outro pl pra ferrar mais ainda os players e ganahr dinheiro em cima de vips =/
 
Resume? Vou passar o dia todo lendo isso mano, o pouco que li, posso dizer que será meio dificil abaixar.
 
Velhos tempos quanto a invasão ao mob spawn era divertido e tinha alguma utilidade. Lembro que pegar blaze rod era a maior alegria possível... até extravasava no /g. E a negociação com quem pegava era maior ainda... pelo menos no classic, onde eu jogava.

E realmente, fiquei surpreso com preguiça que a macro gerou aos players. Só não fico magnata vendendo poção à fodendos 9k a hotbar, porque, infelizmente, também tenho preguiça de fazer poções. Slá, é rápido fazer um baú, porem é muiiiiito chato fazer essa merda.

E outros absurdos também:

Pack de melancia reluzente à 20k (vendi muito)
Redstone à 1k~5k (também vendi muito)
a unidade da poção à 1k (indiferente do efeito - muita preguiça de fazer)

E é o que e sempre falo, o que estragou a economia foram os mobs de blaze + as macros. Antigamente era super difícil de fazer essa quantidade. Era inimaginável que algum player teria 1kkk.
 
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