[MATÉRIA] Pedro Abelardo.

Bem-vindo!

Ao se registrar conosco, você poderá discutir, compartilhar e enviar mensagens privadas com outros membros da nossa comunidade.

Inscreva-se agora!
Status
Não está aberto para novas respostas.

Leandro00_

Excelente
VIP
Entrou
Jun 13, 2016
Cubos
0
[SIZE=14pt]Pedro Abelardo.[/SIZE]

[SIZE=14pt]Biografia[/SIZE]: Pedro Abelardo ou Pierre Abélard (1079-1142) foi um filósofo, teólogo e lógico francês, considerado uma das grandes figuras da filosofia escolástica e um dos maiores pensadores do século XII
Pedro Abelardo (1097-1142) nasceu na aldeia de La Pallet, próximo de Nantes, na Bretanha, França, no ano de 1079. De família nobre, seu pai, cavaleiro e amante das letras era o senhor da aldeia. Sua vida estava destinada aos exercícios militares, mas antes teria que ser instruído nas letras. Com 11 anos ingressou na École de Chartes onde aprendeu o Trivium – conjunto das disciplinas: lógica, gramática e retórica.
Ainda muito jovem, desistiu da profissão das armas e deixou o castelo de seu pai visando aprofundar sua formação e viajou por várias cidades, como estudante, a procura dos mestres mais renomados da época. Com seu espírito inquieto, curioso e investigador, enfrentou vários problemas e disputas com seus colegas e mestres. Um dos primeiros mestres que enfrentou foi Roscelino, o nominalista, que ensinava em Compiègne, Loches, quando passou um tempo em sua escola.
Com 20 anos seguiu para Paris, onde havia grande efervescência cultural e intelectual. Na Escola da Catedral, estudou dialética com Guilherme de Champeaux, defensor do realismo, mas não se intimidava e questionava seus ensinamentos. Tentou se estabelecer como mestre em Paris, mas por discordar das ideias de Guilherme, foi perseguido. Conseguiu abrir uma escola em Melun e depois em Corbeil, mas ambas fecharam, o que fez retornar para sua cidade natal.
Com 36 anos, Pedro Abelardo era um brilhante mestre de Teologia na Catedral de Notre Dame de Paris. O cônego Fulbert lhe confiou a educação de sua sobrinha Heloísa de 17 anos. Entre 1117 e 1119, o casal manteve uma relação secreta. Ao descobrir a gravidez da sobrinha e exigir o casamento, Abelardo sequestra Heloísa e casam secretamente. Como vingança, Fulbert suborna os empregados e ordena a castração de Abelardo. Humilhado, se retira para a Abadia de Saint Denis, onde se torna monge e se dedica aos estudos filosóficos. Heloísa se ordena freira no mosteiro de Paraclet. Trocaram cartas para o resto da vida. Em seu livro “História de Minhas Calamidades”, onde narra suas desventuras amorosas com Heloísa.
Uma das contribuições filosóficas de Abelardo foi o seu método escolástico que consistia em colocar o estudante em situações nas quais se apresentavam seus prós e contras sobre questões teológicas o que causou grande polêmica entre os membros da Igreja. Viu seu livro “Introdução à Teologia” ser condenado pelo Concílio de Soissons. Em 1140, viu suas ideias novamente condenadas no Concílio de Sens.
Pedro Abelardo faleceu no Priorado de Saint-Marcel, próximo Chalons-sur-Saône, França, no dia 21 de abril de 1142.

Legado para humanidade: [SIZE=12pt]Filosofo francês nascido em le pallet, viveu entre 1079-1142, ilustre intelectual da academia de Paris, discípulo de Roscelino e Guilherme de Champeaux, portador de uma dialética formidável, mente enciclopédia e espirito inquieto, assim podemos definir Pedro Abelardo. Abelardo é um personagem muito importante tanto do ponto de vista biográfico quanto doutrinário. Partindo de suas vicissitudes amorosas com sua aluna Eloisa, pela qual Abelardo foi perdidamente apaixonado, e também de suas desavenças com o místico Bernardo de Claraval.[/SIZE]
[SIZE=12pt]O tema que Aberlado deu maior atenção na filosofia foi a questão dos universais, apresentando como solução para o problema o método do sic et non, a doutrina sobre a boa intenção e a dialética. [/SIZE]
[SIZE=12pt]Na questão da dialética, Abelardo elabora a doutrina unitária e completa da linguagem. O que caracteriza a sua doutrina da linguagem, é o fato de incluir todas as coisas e abranger todo o campo filosófico como a gramatica, logica, gnosiologia, ontologia e a metafisica. Para Abelardo, a linguagem é a ponte que liga p pensamento à todas as coisas. [/SIZE]
[SIZE=12pt]O sic et non, consiste num período de reunir teses opostas sobre qualquer tipo de assunto, deixando ao leitor o encargo de decidir de qual lado se encontra a verdade. O objetivo de Abelardo não era cético, mas didático, pois as questões duvidosas levantadas pelas teses contrarias, estimulava a pesquisa pessoal em busca de uma solução. Através do método do sic et non, Abelardo acabou se opondo contra a doutrina de Anselmo nas questões sobre a fé e a razão. [/SIZE]
[SIZE=12pt]A doutrina da intenção elaborada por Abelardo no campo ético, e muito importante. Para Abelardo, a moralidade de uma ação não depende do objeto, nem das circunstâncias e nem das paixões, mas exclusivamente da intenção: “Para Deus, não importa o que fazemos, mas com qual intenção fazemos”. O nosso mérito não depende da ação, mas unicamente da nossa intenção. Abelardo afirma que ate em ações extremas como a crucificação de Cristo e as perseguições aos mártires seriam boas se fossem feitas com boa intenção. [/SIZE]
[SIZE=12pt]Depois de sua relação conturbada com Eloisa, Abelardo decide virar monge e dedicou-se ao ensino da teologia. Usando a dialética, elaborou a sua doutrina da trindade, que logo em seguida foi condenada em 1121, no concilio reunido em Soissons onde foi obrigado a queimar sua tese; todas as suas 19 teses sobre a trindade, conceitos de fé e algumas doutrinas morais foram condenadas no concilio de Sens, em 1141, por influencia de Bernardo de Claraval, sou opositor.[/SIZE]

[SIZE=12pt]Espero que pelo menos [/SIZE]alguém[SIZE=12pt] tenho tipo o interesse der o [/SIZE]tópico inteiro, ele esta bem interessante, e outra, eu retirei essa matéria de um trabalho que eu fiz no 2°ano, talvez alguém ira fazer um igual, esse topico pode te ajudar muito.

eu vou nessa... :)

yLord disse:
ótima matéria só tentar deixar ela mais arrumadinha na prox vez
ta ok mano, e que tipo eu so peguei e dei ctr+v no meu trabalho de filosofia, mas da proxima eu faço melhor mano :3

cfui o único a ler, matéria boa por isso que eu amo história

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk

calilneves disse:
ótima materia.
Obrigado mano.

Enviado de meu XT1068 usando Tapatalk
123123 disse:
Aí sim ótima matéria =D
U.u obrigado.

Sw3x disse:
Posta suas matérias no classificados o/
Dá próxima vez irei colocar.
Grato.

Sw3x disse:
Grato.

Sw3x disse:
Grato.

É uma pena ser poucas as pessoas que, realmente, se dedicam a estudar este importante período da História da Filosofia, a Idade Média. A maioria simplesmente enxerga a Idade Média com desdém e preconceitos, pois aprenderam História através das "grandes mentes" que lecionam nas escolas e opinam na mídia. Enfim, ótimo texto.

destruidor91 disse:
É uma pena ser poucas as pessoas que, realmente, se dedicam a estudar este importante período da História da Filosofia, a Idade Média. A maioria simplesmente enxerga a Idade Média com desdém e preconceitos, pois aprenderam História através das "grandes mentes" que lecionam nas escolas e opinam na mídia. Enfim, ótimo texto.
Verdade mesmo é uma pena, obrigado parça.

Status
Não está aberto para novas respostas.

Users who are viewing this thread

Voltar