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Já imaginou uma versão educativa de GTA? Esta é a ideia do jogo brasileiro VRUM, que se inspirou no mundo aberto do game da Rockstar para ensinar jovens a dirigir corretamente.
O título, desenvolvido por Pedro Alves (32) e pela equipe da ThinkBox Games, ganhou o prêmio International Serious Play Awards 2013, na categoria Bronze Medal Awards. Pedro conversou com a coluna Geração Gamer, do TechTudo, sobre a criação do VRUM, suas principais inspirações e o papel dos jogos educativos.

O surgimento do VRUM
Segundo Pedro, a decisão de trabalhar com jogos educativos se deu por seu alto potencial como ferramenta de auxílio à aprendizagem. "Estudamos várias áreas para investir no primeiro projeto e acabamos decidindo pelo trânsito por ser um grande problema a ser enfrentado no Brasil”, disse o desenvolvedor. Alves afirmou também que a empresa ThinkBox Games buscou criar um game que fosse mais atraentes do que os jogos de educação que são padrão, com desafios simples e fáceis.
Pedro foi produtor responsável pela música e efeitos sonoros de VRUM. “Passei um ano criando a trilha que toca nas três rádios FM disponíveis no game, que são música POP, Eletrônica e Rock”, explicou o designer de games. Pedro Alves começou a jogar com 10 anos, nos fliperamas, e era fã de Sonic no MegaDrive. “Com o primeiro PC, em 1996, comecei a estudar programação por conta própria e criei pequenos joguinhos simples que me ajudaram bastante a entender de lógica, interface e outros detalhes", diz o criador.
O conteúdo do jogo VRUM é baseado nas Diretrizes Nacionais da Educação para o Trânsito do DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito). O público final do game são os alunos da 6ª a 9ª séries do ensino fundamental, que ainda não podem tirar carteira de motorista, mas já devem começar a se informar o assunto. Sendo assim, os desenvolvedores do jogo buscaram criar uma alternativa mais atrativa e de maior impacto que as cartilhas de educação para o trânsito distribuídas nas escolas brasileiras.

A grande inspiração de VRUM
“A maior inspiração do game, sem dúvida, foi GTA. Por ser um game de muito sucesso e que coloca o jogador no trânsito para realizar diversas tarefas. Nós queríamos criar um ambiente que o jogador já fosse familiarizado, sem que ele usasse seu tempo tendo que aprender uma nova mecânica”, explica Pedro. Dentro do carro, assim como em Grand Theft Auto, o gamer conta com um radar à esquerda e um velocímetro à direita. Ele deve dirigir dentro do limite da velocidade, respeitando a sinalização, o semáforo vermelho e os pedestres
A história de VRUM
A história de VRUM tem como protagonista um adolescente que acaba de completar 18 anos e sonha em participar da Grande Corrida Anual de Santa Fé, cidade fictícia onde ele mora. O objetivo do personagem é obter sua primeira habilitação e conseguir a aprovação de seus pais. Durante o enredo, o jogador irá participar de aulas na autoescola, exames no DETRAN e, quando conseguir sua permissão para dirigir, vai realizar diversas missões pela cidade vivenciando o trânsito como motorista, motociclista e pedestre. No final do game, como recompensa por ter cumprido dentro das leis todas as missões, o jogador poderá participar da Grande Corrida e sua pontuação poderá ser enviada para um ranking organizado por estado, cidade e escola.

Uma foto de um dos criadores de VRUM.

Confira o trailer oficial do game VRUM:
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Fonte: www.techtudo.com.br