[Medicina] Fatos sobre o curso

Bem-vindo!

Ao se registrar conosco, você poderá discutir, compartilhar e enviar mensagens privadas com outros membros da nossa comunidade.

Inscreva-se agora!
Status
Não está aberto para novas respostas.

NeurosZ

Craftlandiano
VIP
Entrou
Dez 16, 2015
Mensagens
3,646
Cubos
0
Olá,irei cursar cursar medicina no próximo ano,na verdade nos próximos 6 anos,e vim compartilhar para quem tem interesse sobre o assunto alguns tópicos sobre o curso que eu ando lendo para aprender cada vez mais sobre o mesmo!
-> A professora Lúcia Garcia listou dez fatos interessantes sobre a área:

1. O curso tem seis anos de duração e é puxado
--> As aulas são em período integral e algumas disciplinas e atividades são dadas aos sábados. Quase toda a grade é composta por matérias obrigatórias.

2. O estudante passa por três etapas na faculdade
-->Nos dois primeiros anos há matérias básicas que formam o raciocínio clínico do aluno: aulas de anatomia, fisiologia, farmacologia, patologia, entre outras. No 3º e 4º ano os alunos entram em contato com pacientes e trabalham com exames e diagnósticos, aplicando o que aprenderam nos dois primeiros anos. Os dois últimos anos são para a prática clínica, onde os estudantes passam por treinamento em hospitais.

3. Depois da faculdade, é preciso passar por residência e especialização
-->Quem quer ser médico precisa passar por, no mínimo, mais quatro anos de formação após a faculdade. São dois anos de residência em hospitais, para adquirir a experiência necessária na área, e outros dois anos estudando a especialização escolhida (cardiologia, por exemplo). Há provas para selecionar quem fará a residência e também para a especialização.


4. Faltam vagas de residência no país
-->16 mil estudantes se formam todos os anos, mas há entre 10 e 11 mil vagas de residência. Esse é atualmente um problema grave no Brasil: muitas escolas de Medicina são criadas, mas não há estrutura própria para treinar e formar esses estudantes, como hospitais próximos que ofereçam internato e residência com qualidade e em número suficiente.

5. Quem se forma também pode optar pelo mestrado e doutorado
-->A especialização é latu senso, ou seja, prática. A pós-graduação strictu senso é mestrado e doutorado, que servem para quem deseja seguir a área acadêmica e se tornar um pesquisador ou docente. Contudo, o mercado está exigindo também pós-graduações strictu senso de candidatos que tentam vagas em grandes hospitais, é visto como um diferencial importante.

6. A carga de trabalho é grande
-->Em hospitais há plantões, que podem durar de 12h a 24h, dependendo do desejo do médico e da área onde se trabalha. Em ambulatórios o período de trabalho pode ser de 4h. Há também plantões de fim de semana.

7. As vagas estão mal distribuídas pelo país
-->Enquanto em São Paulo e em grandes centros há muitos médicos, tornando o mercado muito concorrido, no interior do país e em cidades pequenas faltam médicos para atender a população. Também faltam médicos de clínica geral, pois a maioria opta pela especialização.


8. É preciso ter disciplina de estudo, foco e determinação
-->Quem opta por Medicina precisa estar disposto a estudar, no mínimo, por uma década. O estudo também é contínuo e por toda a vida: o médico nunca pode parar de se atualizar.

9. Quem não gosta de ver sangue ou cadáveres pode ter problemas na faculdade
-->Durante a graduação os estudantes veem sangue e cadáveres, não há como fugir disso. Será preciso ver um corpo na aula de anatomia ou tirar sangue de um paciente durante um internato. Quem não gosta disso pode optar por seguir uma área que evite estas coisas, mas durante a faculdade é preciso aprender e passar por tudo.

10. Nunca se pode perder o lado humano da Medicina
-->O médico não pode se esquecer da missão de melhorar a qualidade de vida das pessoas, que por trás de todo o estudo científico há seres humanos. E o profissional precisa estar preparado para lidar com tudo: com a dor, a fragilidade, a morte.

Fonte: Guiadoestudante
 
Gosto bastante da parte de anatomia e fisiologia(em especial neurofisiologia), porém nunca completaria uma graduação para poder exercer a função de médico. Considero a profissão superestimada pela população e 'nojenta' por exigir uma remuneração tão alta(talvez pela dependência que o paciente tem em relação ao atendimento) comparada a outras profissões.
 
Ethos disse:
Gosto bastante da parte de anatomia e fisiologia(em especial neurofisiologia), porém nunca completaria uma graduação para poder exercer a função de médico. Considero a profissão superestimada pela população e 'nojenta' por exigir uma remuneração tão alta(talvez pela dependência que o paciente tem em relação ao atendimento) comparada a outras profissões.
A boa formação é necessária dada a responsabilidade que recai sobre o médico, responsabilidade essa, junto com a dificuldade da graduação (relembrando: que provêm da própria responsabilidade) que é grande razão para a alta remuneração =/
 
DarkGamer320 disse:
Queria saber Pq tanta gente gosta disso...
Pq VC gosta?
Se nao for o amor pelo estudo, deve ser para cuidar da $aude dos paciente$ me$mo.

Eu nao sei se quero ser medico de pessoas , e muita responsabilidade , prefiroba medicina veterinaria <3 prefiro conviver com animais do que pessoas , sao mais fofos ;-;


Enviado de meu GT-S6102B usando o Tapatalk 2
 
Top. Eu n sabia essas coisas!!!!!

Enviado do meu BLU DASH 5.0 através de Tapatalk
 
continue assim a medicina e sim uma arte também vou cursa medicina ano que vem bjs
 
Show,um dos melhores caminhos para seguir hj no Brasil.

Enviado de meu 2014819 usando Tapatalk
 
Status
Não está aberto para novas respostas.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo