Nepal é atingido por novo terremoto

Bem-vindo!

Ao se registrar conosco, você poderá discutir, compartilhar e enviar mensagens privadas com outros membros da nossa comunidade.

Inscreva-se agora!
Status
Não está aberto para novas respostas.

Fernando123

Craftlandiano
VIP
Entrou
Jan 12, 2013
Mensagens
8,561
Cubos
0
Nepal é atingido por novo terremoto 17 dias após primeiro tremor

Ao menos 68 pessoas morreram e 1,2 mil ficaram feridas.
Índia e China também foram atingidas pelos tremores.



Nepal é atingido por novo terremoto 17 dias após primeiro tremor

Ao menos 68 pessoas morreram e 1,2 mil ficaram feridas.
Índia e China também foram atingidas pelos tremores.





4174402.jpg



O terremoto forte que atingiu o Nepal
nesta terça-feira matou 68 e deixou quase 1,2 mil feridos. Esses números ainda são parciais e podem aumentar. Muita gente escapou porque ainda nem tinha voltado pra casa desde o outro terremoto, de duas semas atrás.
O medo que os nepaleses já conheciam de volta. Do alto de uma construção, o câmera registra prédios desabando ao redor e foge.
No parlamento, a sessão teve que ser interrompida. O novo tremor atingiu um país ainda fragilizado. Pessoas choravam na rua, enquanto escapavam para áreas abertas da capital, Katmandu, durante o forte tremor desta terça-feira (12).
O epicentro foi a 80 quilômetros dali, para o leste. Assim como no tremor de 25 de abril, também foi perto da superfície. E tão forte quanto. O de duas semanas e meia atrás, foi de 7,8 de magnitude; o desta terça-feira, 7,3.
E também deixou mortos em países vizinhos, como a Índia e China.
Edifícios balançaram no centro da capital indiana, Nova Déli. Os tremores desta terça-feira foram sentidos também em Bangladesh.
No Nepal, prédios que já estavam abalados com o tremor do fim de abril, ruíram ou ficaram em situação pior. Muita gente ainda está nos abrigos, em tendas, o que reduziu o número de pessoas em risco.
O carioca Filipe Bittencourt, que está no Nepal com um grupo de voluntários, contou ao portal G1 que demorou a perceber a gravidade do novo terremoto. "A gente está aqui desde o primeiro tremor. E hoje, quando começou, a gente achou que era novamente um desses pequenos tremores que têm acontecido. Mas não parou e ficou mais forte. Então, a gente teve um susto aqui", conta.
Na região montanhosa, o flagrante de uma avalanche deflagrada pelo terremoto desta terça-feira. A temporada de monções começa a ficar mais intensa, com chuvas mais fortes em diversos países da Ásia, inclusive o Nepal. Isso aumenta a chance de novos deslizamentos, dificultando o acesso das equipes de resgate aos pontos mais isolados.
Ainda foram sentidos outros tremores depois do terremoto mais forte desta terça-feira no Nepal. Na manhã desta quarta-feira (13), os moradores vão retomar a velha rotina de buscar sobreviventes nos destroços, nos escombros, e fazer avaliação dos prejuízos.
Um helicóptero com seis militares dos Estados Unidos e dois nepaleses está desaparecido. Esses americanos estão no Nepal justamente para ajudar nas operações mais difíceis, em locais mais isolados.
O primeiro-ministro do Nepal disse que é preciso coragem e paciência. É claro que mais um terremoto, e nessa intensidade, é terrível para o Nepal e para os países vizinhos. São 68 mortos em três países. Mas o fato desse tremor acontecer com poucos dias de diferença do principal pegou o país mais preparado. As equipes de socorro internacionais ainda estão por lá. A própria estrutura de emergência do país ainda está mobilizada.
As autoridades mal tinham terminado as avaliações do primeiro tremor, ainda faziam buscas do primeiro terremoto, de sobreviventes ou de corpos nos escombros. Ainda há destroços por todos os lados no país inteiro. Então, fica difícil identificar o que foi destruído no terremoto desta terça-feira.
No terremoto anterior, no dia 25 de abril, foram mais de 8 mil mortos e quase 18 mil feridos. No terremoto desta terça-feira, não deve haver números tão terríveis assim.
Na manhã desta quarta-feira (13) no Japão, houve um terremoto. Foi mais forte no Norte e Nordeste do país. A intensidade chegou a 6,6 de magnitude no epicentro, a 50 quilômetros de profundidade, bem mais profundo que os terremotos no Nepal. Em Tóquio, foi possível sentir o tremor.







Fonte : OGlobo
 
Status
Não está aberto para novas respostas.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo