O que a quarentena não faz, acharam a seed da tela inicial do Minecraft!

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Lehcki

Craftlandiano
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Como já devem ter ouvido falar, recentemente um grupo de jogadores conseguiram encontrar a seed para o mundo que aparece na tela inicial do Minecraft (aparecia, depois da versão 1.13 mudou)
Essa aqui que todos nós já conhecemos:
S0sBUmn.png


E eu achei muito legal como eles fizeram isso e pensei que seria legal compartilhar aqui com vocês!
Okay primeiramente essa imagem fez parte da tela inicial do Mine desde a versão beta 1.8 (lançada em setembro de 2011) até a versão 1.13, que foi lançada no meio de 2018! Durante quase 10 anos toda vez que abrimos o Mine para jogar, nos deparamos com essa imagem
A busca começou (recomeçou na vdd, diversos grupos de players vem tentado fazer isso já há alguns anos, na vdd tem um grupo ativo ainda tentando achar a seed usada para a thumbnail do Mine) há aproximadamente um mês, quando um usuário chamado Tomlacko resolveu ver se ele conseguia ter sucesso nesse desafio.
Vendo só a imagem borrada na tela inicial não dá muitas pistas do que buscar, porém dentro dos arquivos do Mine contêm as 6 imagens que formam esse panorama com que estamos tão familiarizados:
1bBfBLA.png
E foi com essas imagens que ele e mais um grupo de pessoas conseguiram encontrar a seed.
Primeiro eles teriam que descobrir em qual versão do mundo em que a foto foi tirada, porque entre as versões beta 1.7 e 1.8, ocorreram diversas atualizações na forma em que o terreno é gerado, e para ter uma chance de encontrar a seed correta, eles precisariam da versão certa, vendo pelas informações da imagem em si eles conseguiram diminuir para 2 versões possíveis (pela data em que a imagem foi criada), beta 1.6 ou beta 1.7.
Tendo a versão certa eles começaram a tentar encontrar as coordenadas corretas, começaram pelo Axis Z, encontrado com base no posicionamento das nuvens do jogo, as coordenadas X foram mais difíceis, porém vendo como a grama estava posicionada em cima do bloco, foi possível determinar qual a coord X correta, tendo que o grupo ir testando o posicionamento da grama em diferentes áreas de um mundo de teste, eles então encontraram as seguintes coordenadas:
xmw7O0F.png
Agora, nessa versão em que a foto foi tirada o número de possíveis seeds de geração de mundo é de 2⁴⁸ ou 281474976710656 mundos diferentes, ou seja um número grande demais para ir testando 1 por 1.
Tendo as coordenadas corretas, sabendo a versão em que foi criado o mundo, e notando pequenos detalhes no terreno (tais como a descoloração da grama indicando os biomas ao redor, e a junção de diferentes biomas que aparece) reduziu as possíveis seeds para aproximadamente 2²³ ou 11863283.
Para testar as seeds o grupo utilizou um programa onde voluntários permitem que tempo ocioso do PC se transforme em processamento de dados (o grupo que está procurando a seed da thumbnail, ou que está procurando o maior cacto já gerado utiliza o mesmo programa, pode checar eles em Minecraft@Home), e após 24 horas a busca se completou!
Foram encontradas as seguintes seeds (Teoricamente +65mil seeds diferentes gerariam o mesmo mundo, porém essas 2 são as únicas seeds "naturais" ou seja que o Minecraft geraria):
2151901553968352745
8091867987493326313
Versão beta 1.7.3
Eai? Acha que conseguiria realizar algo parecido?
Ficou curioso para testar um mundo que até agora só víamos mas não podíamos jogar?
Vídeo explicativo (em inglês) pra quem quiser saber mais:
 
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Incrível descoberta! Próximo passo é achar vida em marte! kkkkkkkkkkk
 
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