-Perguntas:
1- Na inspiração,o diafragma se contrai aumentando o volume do torax verticalmente. Já os musculos intercostais se contraem e elevam as costelas aumentando,o volume do torax horizontalmente. Nessa situação, como o ar inspirado chega até os pulmões?
2-Como o gás oxigênio que passa dos alvéolos pulmonares para o sangue é transportado e distribuido para os diversos órgãos do nosso corpo ?
3-Qual é importancia do bulbo - órgão do sistema nervoso - em nossa respiração ?
Sobre circulação:
1-Oque são pericárdio,endocardio e miocardio ?
2-Quais as quatro cavidades existentes no coração humano ?
3-Qual função das valvas bicuspide e tricuspide do coração ?
4-Cite duas diferenças entre artérias e veias.
5-Oque são a pequena e grande circulação no corpo humano ?
6-Qual importancia das veias cavas e das veias pulmonares em nosso corpo ?
7-Oque são os capilares sanguineos ?
8- Oque é sistole cardíaca ? e Diástole ?
-Respostas:
1- Para chegar ao pulmão, o ar percorre um tubo liso chamado faringe, prossegue pela laringe – continuação desse tubo – e alcança a traqueia. A traqueia é um tubo enrugado feito de cartilagem. Próximo ao pulmão, ela se divide em duas partes, os brônquios.
2- O transporte de gás oxigênio está a cargo da hemoglobina, proteína presente nas hemácias. Cada molécula de hemoglobina combina-se com 4 moléculas de gás oxigênio, formando a oxi-hemoglobina.
3 - A função do bulbo é conduzir os impulsos nervosos do cérebro para a medula espinhal e vice-versa. Também produz os estímulos nervosos que controlam a circulação, a respiração, a digestão e a excreção.
1- O pericárdio consiste em um saco fibro-seroso que envolve o coração e as raízes dos grandes vasos. O endocárdio é definido como a membrana que reveste as cavidades cardíacas atriais e ventriculares, bem como as válvulas cardíacas, sendo similar em estrutura à túnica íntima dos vasos sanguíneos adjacentes. O miocárdio é o nome do músculo que forma o coração.
2- O coração humano, como o dos demais mamíferos, apresenta quatro cavidades: duas superiores, denominadas átrios (ou aurículas) e duas inferiores, denominadas ventrículos. O átrio direito comunica-se com o ventrículo direito através da válvula tricúspide. O átrio esquerdo, por sua vez, comunica-se com o ventrículo esquerdo através da válvula bicúspide ou mitral.A função das válvulas cardíacas é garantir que o sangue siga uma única direção, sempre dos átrios para os ventrículos.
3- Mitral ou bicúspide: apresenta dois folhetos e lembra uma mitra (um tipo de chapéu usado pelo bispo da Igreja Católica). Esta valva possibilita a fluxo sanguíneo entre átrio e ventrículo esquerdos. Tricúspide: apresenta três folhetos e possibilita o fluxo sanguíneo entre átrio e ventrículo direitos.
4- Uma diferença entre as artérias e as veias está relacionada à dimensão da camada intermediária (músculo liso e fibras elásticas): mais espessura nas artérias e mais delgada nas veias, em razão da capacidade de pressão em virtude das contrações sistólicas do coração. Além da presença de válvulas nas veias, que não permitem o refluxo sanguíneo quando o sangue retorna ao coração.
5- Grande circulação (sistêmica) - A grande circulação, ou circuito sistêmico, é a designação dada à parte da circulação sanguínea que se inicia no ventrículo esquerdo. Dali, o sangue (sangue arterial) é bombeado pela contração do ventrículo esquerdo para a artéria aorta. Esta divide-se para os órgãos principais do nosso corpo (com exceção dos pulmões), onde se utiliza o oxigênio O sangue venoso ou seja, o que é pobre em oxigênio, (nesta etapa da circulação, já que o mesmo não acontece na pequena circulação) volta ao coração pelas veias cavas, introduzindo-se assim na aurícula direita. Da aurícula o sangue passa para o ventrículo direito através do orifício atrioventricular, onde existe a válvula tricúspide. Assim, a grande circulação começa no ventrículo esquerdo e termina no átrio direito. Ventrículo esquerdo → Tecidos → Átrio direito (Coração → corpo → coração)
Pequena circulação (Pulmonar) - Na pequena circulação, o sangue venoso que se encontra no ventrículo direito vai para as artérias pulmonares dirigindo-se para os pulmões percorrendo os capilares pulmonares, onde se realiza a hematose, ou seja, as trocas gasosas. O sangue arterial volta ao coração através das veias pulmonares, entrando no átrio esquerdo. Ventrículo direito → Pulmões → Átrio esquerdo (Coração → pulmão → Coração)
6- Nos tecidos, o sangue libera gás oxigênio e absorve gás carbônico. O sangue não oxigenado e rico em gás carbônico é transportado por veias diversas, que acabam desembocando na veia cava superior e na veia cava inferior. Essas veias levam então o sangue não oxigenado até o átrio direito. Deste, o sangue não oxigenado passa para o ventrículo direito e daí é transportado até os pulmões pelas artérias pulmonares.
7- Capilares são vasos sanguíneos de diâmetro bastante reduzido, são formados pela ramificação das arteríolas.
8- A contração ventricular é conhecida como sístole e nela ocorre o esvaziamento dos ventrículos. O relaxamento ventricular é conhecido como diástole e é nessa fase que os ventrículos recebem sangue dos átrios.
Manda o money pra conta Felipesferreira do Classic! 2 bjs -q
Estou saindo agora, boa sorte com sua tarefa!