Propano!

Bem-vindo!

Ao se registrar conosco, você poderá discutir, compartilhar e enviar mensagens privadas com outros membros da nossa comunidade.

Inscreva-se agora!
Status
Não está aberto para novas respostas.
Dorgado disse:
Gás liquefeito de petróleo (GLP), se esse nome não lhe é familiar, talvez você só o conheça como gás de cozinha.

Obtenção de GLP
Esse gás pode ser obtido de duas formas: nas refinarias de petróleo ou nas Unidades de Processamento de Gás Natural.
Nas refinarias, o GLP é um dos subprodutos do fracionamento, sendo obtido a uma temperatura de aproximadamente 70 °C. É um dos primeiros hidrocarbonetos retirados da coluna de destilação.

Mas se o GLP é um gás, como está líquido dentro dos botijões?
Como o próprio nome já diz, se trata de um gás liquefeito, ou seja, a enorme pressão dentro do recipiente (3 a 15 kgf/cm2) faz com que adquira a forma líquida.

Utilização do GLP
O GLP pode ser utilizado em aplicações industriais, comerciais e agrícolas. Mas em nosso país tem maior aplicação no preparo de alimentos (cocção).

Composição Química do GLP
A mistura de hidrocarbonetos (propano e butano comercial) dá origem ao gás. Veja as estruturas moleculares:

propano.jpg

Propano: C3H8

O carbono (C) é representado em cinza e os hidrogênios (H) em azul.

n%20butano.jpg

As formas n-butano e iso-butano (ambas com fórmula molecular C4H10) estão presentes no GLP.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Fonte: Brasil Escola
Virj

Blz e o imposto vai tirar?

Enviado de meu D2114 usando Tapatalk

Não estou entendendo o motivo de estarem falando que esse tópico é troll. Eu simplesmente estava lendo quando vi essa excelente explicação e decidi compartilhar com vocês. Sem segundas intenções.

xD
Dorgado disse:
Não estou entendendo o motivo de estarem falando que esse tópico é troll. Eu simplesmente estava lendo quando vi essa excelente explicação e decidi compartilhar com vocês. Sem segundas intenções.

xD
Hahaha

Interessante
Creio que os pontos PF e PE tem alguma relação no processo de criação, ou na consistência líquida quando está no botijão.
Creio, não afirmo.

Status
Não está aberto para novas respostas.

Users who are viewing this thread

Voltar