Qual foi o maior erro no CraftLandia?

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Tem muitos erros criticos que eles fizeram e vou falando em ordem cronologico que EU senti durante a trajetoria do jogo:
- Os staffs nao baniam aos jogadores que roubavam itens (na epoca do server 1, 2, 3 etc.), mesmo com provas como videos.
- Os staffs nao podiam dar informacoes sobre o andamento e resultado das denuncias. As vitimas tem todo o direito de satistacao em saber se a justica tinha sido feita.
- Eliminacao de server antigo e deixar os jogadores sem nenhuma compensacao. Pois eles investiram muito dinheiro e tempo. Falo da epoca do server 1, 2 etc.
- Retirada do server minigames, a pesar de que meio mundo desejava a sua volta, nunca voltou.
- Supostamente nao e permitido multi-contas, mas todo mundo sabe que cada um tem pelo menos 3 upando com macro. CL virou guerra de bot.
- falta de inovacao enquanto a versao de Minecraft. 1.5.2 e uma versao exageradamente antiga. Nao adianta poder logar em versao resente se o conteudo e 1.5.2. Isso e mesma coisa que entupir de leds num mouse generico e falar que e "mouse gamer".
- Virou muito "maquina de fazer dinheiro" e perdeu a essencia do proposito que tinha CL antigamente, forcando aos players comprarem mais vips por itens e xp que todo mundo sabe que algum dia vao deletar esse server pra botar outro novo. Nao dianta falar que "nao vao mais fazer isso" que ninguem acredita mais.
 
eiita.. falei uma linguicada e vc conseguiu resumir perfeitamente... e sim.. CL esqueceu que tinham q ser server de minecraft.

AHSUHASUAHSU

já fui que nem vc mano, os vídeos que eu faço falando mal da cl são sobre isso, eu tentando falar sobre cada coisa específica que acabou com a craftlandia ao longo do tempo, mas se for juntar todos os pedaços do quebra cabeça, o resumo é isso mesmo: mataram o minecraft que tinha nesse servidor de minecraft

só de parar pra pensar que se tu fala que joga minecraft pra alguém eles imaginam que tu é feliz, construindo, minerando, interagindo, fazendo isso ou aquilo que é possivel no minecraft, sendo que a realidade de craftlandia é uma dimensão a parte do próprio minecraft, um lugar em que todo mundo farma o dia inteiro pra no final de semana jogar um péssimo gladiador, gastando 30 pila por mês pra ter /bau, tudo pra no fim ir um péssimo hall da fama, que no final das contas não faz sentido nenhum..

e eu tenho direito de falar que ele não tem sentido nenhum, só olhar o meu perfil, tem 2 medalhas de hall, mas elas só servem pra jogar na cara dos mlk que vem encher o saco, fora isso não vejo que tenha feito diferença na minha vida kkkkkkk
 
O certo abandono por parte da direção, em meados de 2020 eles simplesmente sumiram, começaram a ''fazer'' tudo escondido, famosas novidades em breve que nunca aconteceu, em 2020 começou a deslanchar o ferias 2018, com a Ada, dps a Rnm eai virou uma bagunça só, a promessa do minigames e as mentira envolvendo o mesmo. Por parte dos players, muitas allys gigantes sem noção, muita das vezes 3 clã a mais em um gladiador, o evento que mantia a rivalidade do servidor tinha acabado, maldita ect q fez a mente dos cara por vaga em hall, e o farewell agr q tinha tudo pra da certo, mas ai apareceram com hack pago que deu o check-mate na craftlandia, e a direção continua sumida. comunidade horrivel, n tem mt oq fazer.

resumo na minha visão
concordo ect acabou com a craftlandia e pedroivo nao me deu dinheiro
 
O certo abandono por parte da direção, em meados de 2020 eles simplesmente sumiram, começaram a ''fazer'' tudo escondido, famosas novidades em breve que nunca aconteceu, em 2020 começou a deslanchar o ferias 2018, com a Ada, dps a Rnm eai virou uma bagunça só, a promessa do minigames e as mentira envolvendo o mesmo. Por parte dos players, muitas allys gigantes sem noção, muita das vezes 3 clã a mais em um gladiador, o evento que mantia a rivalidade do servidor tinha acabado, maldita ect q fez a mente dos cara por vaga em hall, e o farewell agr q tinha tudo pra da certo, mas ai apareceram com hack pago que deu o check-mate na craftlandia, e a direção continua sumida. comunidade horrivel, n tem mt oq fazer.

resumo na minha visão
eu fui rival da ect em 2018, 2019 e 2020 e eu digo que o seu clanzinho usa mais hack que a ect, todo clan que pega as sobras de um servidor falido usa hack, pq são players ruins que tem medo de perder oq esperaram anos no esgoto escondidos para conseguir.
ratos
 
relevar problemas como o toora fazendo oque fez, quando meu clan fez só faltou mandar a pf na casa dos lideres
 
eu fui rival da ect em 2018, 2019 e 2020 e eu digo que o seu clanzinho usa mais hack que a ect, todo clan que pega as sobras de um servidor falido usa hack, pq são players ruins que tem medo de perder oq esperaram anos no esgoto escondidos para conseguir.
ratos
Calma Infinity chupetinha, é só uma visão, n precisa ofender :(:(:(:(:(:(:(:(:(:(:(:(:(:(:(:(:(:(:(:(:(
Daqui a pouco vem o Sleeph fechar o tópico
 
AHSUHASUAHSU

já fui que nem vc mano, os vídeos que eu faço falando mal da cl são sobre isso, eu tentando falar sobre cada coisa específica que acabou com a craftlandia ao longo do tempo, mas se for juntar todos os pedaços do quebra cabeça, o resumo é isso mesmo: mataram o minecraft que tinha nesse servidor de minecraft

só de parar pra pensar que se tu fala que joga minecraft pra alguém eles imaginam que tu é feliz, construindo, minerando, interagindo, fazendo isso ou aquilo que é possivel no minecraft, sendo que a realidade de craftlandia é uma dimensão a parte do próprio minecraft, um lugar em que todo mundo farma o dia inteiro pra no final de semana jogar um péssimo gladiador, gastando 30 pila por mês pra ter /bau, tudo pra no fim ir um péssimo hall da fama, que no final das contas não faz sentido nenhum..

e eu tenho direito de falar que ele não tem sentido nenhum, só olhar o meu perfil, tem 2 medalhas de hall, mas elas só servem pra jogar na cara dos mlk que vem encher o saco, fora isso não vejo que tenha feito diferença na minha vida kkkkkkk


exatamente.. eu lembro la pro 2013+- fiquei procurando server online de minecraft, porque queria jogar minecraft.. achei CL muito top nessa epoca, eu feliz fazendo minha base no mundo1 com spawns de mobs td normal, ter region era um luxo porem bem aceitado. Agora nao existe mais isso.. CL ta usando minecraft como uma plataforma de pvp + bot.. apenas isso
 
Geralmente entro aqui no forum mais para brincar e responder posts com uma ironia elevada, nem jogo mais tem anos! mas esse post foi um dos poucos que me interessou. O erro primordial da craftlandia no meu ponto de vista foi a implantação dos livros nos servidores antigos, aumentando a maior chance dos players terem itens fazendo assim eles pararem de jogar para conquistar as coisas e simplesmente deixarem upando, dessa forma acarretou no Hacks, afinal voce com 4k de pesca conseguia bancar diversos hacks somente pescando e dando os livros para eles. Antes um livro dava TANTA capira que era surreal kkk, algo que pra mim em 2013/2014 era extremamente difícil de conseguir, em 2015 era tão facil que até drop pra nubinho tinha.
 
CraftLandia, quando ouvimos ou lermos esse nome vem muitas coisas na cabeça, de como dedicamos milhares de horas para nos divertirmos, tantas amizades, brigas, frustrações e felicidades vem juntos. Quem é da época dos MGs sabe como era tudo isso, e os jogadores "raizes" do survival tem muita mais a lembrar. Mas tudo isso é lembranças.

O que tinha tudo para ser um servidor gigante como já foi, mas que com decisões ruins vieram no seu desenvolvimento, hoje é um servidor survival mediano no que já foi. Um erro ao meu ver, foi o excesso de servidores criados apenas para arrecadar dinheiro com os VIPs (nada de errado, já que ninguém trabalha de graça), mas se perderam ao ver apenas esse modo de ganhar dinheiro, eles não poderiam inovar, criando outras coisas? como boosters, caixas misteriosas, entre outros no que usar uma tática que funciona no início e é devastador depois (excesso de servidores diminuem o interesse além de que não havia tantos jogadores para uns 20 servers).

Inovação? Faltou isso nos servidores presentes e novos? faltou a modernização das versões e seus recursos? Medo de inovar e dar errado ou estratégia de versão "nostálgica"? Porque servidores como Hypixel não tiveram medo de inovar e o resultado é o sucesso, assim como poderia ser o fracasso.

O MiniGames é um belo exemplo, caramba era muito foda jogar, diversos jogos apesar de terem mapas simples assim como os recursos era top, porque na época era inovador, o que não ocorreu com o passar do tempo. Uma coisa que eu sempre dizia era a versão base, que era a 1.7, de que se necessitava atualizar o servidor pra 1.8 para importar novos recursos para os jogos, mas não, persistiram no modo que deu certo, mas que logo se viu o erro. Hypixel também era 1.7, mas evoluio, assim como todos os servers grandes da época.

Eu sei que comparar com Hypixel é meio fora da curva, isso porque os caras tinham equipe maior assim como $. Mas ao invés de se dedicar tempo em "novos" servidores survival, não seria melhor dar um foco nos MGs que era o servidor mais popular? Enfim, eu gostaria de saber a opinião de vocês.

Obs: essa conta apesar de nova, sou jogador antigo mas esqueci minha senha da conta que tinha aqui


tirar o minagames
 
CraftLandia, quando ouvimos ou lermos esse nome vem muitas coisas na cabeça, de como dedicamos milhares de horas para nos divertirmos, tantas amizades, brigas, frustrações e felicidades vem juntos. Quem é da época dos MGs sabe como era tudo isso, e os jogadores "raizes" do survival tem muita mais a lembrar. Mas tudo isso é lembranças.

O que tinha tudo para ser um servidor gigante como já foi, mas que com decisões ruins vieram no seu desenvolvimento, hoje é um servidor survival mediano no que já foi. Um erro ao meu ver, foi o excesso de servidores criados apenas para arrecadar dinheiro com os VIPs (nada de errado, já que ninguém trabalha de graça), mas se perderam ao ver apenas esse modo de ganhar dinheiro, eles não poderiam inovar, criando outras coisas? como boosters, caixas misteriosas, entre outros no que usar uma tática que funciona no início e é devastador depois (excesso de servidores diminuem o interesse além de que não havia tantos jogadores para uns 20 servers).

Inovação? Faltou isso nos servidores presentes e novos? faltou a modernização das versões e seus recursos? Medo de inovar e dar errado ou estratégia de versão "nostálgica"? Porque servidores como Hypixel não tiveram medo de inovar e o resultado é o sucesso, assim como poderia ser o fracasso.

O MiniGames é um belo exemplo, caramba era muito foda jogar, diversos jogos apesar de terem mapas simples assim como os recursos era top, porque na época era inovador, o que não ocorreu com o passar do tempo. Uma coisa que eu sempre dizia era a versão base, que era a 1.7, de que se necessitava atualizar o servidor pra 1.8 para importar novos recursos para os jogos, mas não, persistiram no modo que deu certo, mas que logo se viu o erro. Hypixel também era 1.7, mas evoluio, assim como todos os servers grandes da época.

Eu sei que comparar com Hypixel é meio fora da curva, isso porque os caras tinham equipe maior assim como $. Mas ao invés de se dedicar tempo em "novos" servidores survival, não seria melhor dar um foco nos MGs que era o servidor mais popular? Enfim, eu gostaria de saber a opinião de vocês.

Obs: essa conta apesar de nova, sou jogador antigo mas esqueci minha senha da conta que tinha aqui
O maior erro da Craftlandia? 11 anos na fuça e não ser um server profissional, falta de profissionalismo sério que viria ao aprender com os erros sempre. Falta de querer ser o melhor servidor do planeta e realmente demonstrar isso. Parece muito um servidor caseiro mesmo com todo esforço da STAFF voluntária e uma comunidade valiosíssima que carrega o servidor nas costas como na corrida que cada um passa essa tocha quando se cansa!
 
Última edição:
Agora vamos por partes porque achei alguns diamantes aqui:

Craftlandia n teve erro, sempre trabalhou para melhorar, o maior erro é player desohonestos e chatinhos q so servem para reclamar do server, mas nunca na vida teriam capacidade de criar e manter um servidor que nem a Craftlandia

Esse erro é pequeno se comparado a não valorizar bons jogadores. Qual a vantagem de seguir as regras, se o hack tem mais benefícios e menos punições que ser honesto? É uma questão de caráter mas ninguém tem um caráter forte o tempo todo. Não concordo com o hack mas entendo quem usa, afinal é divertido, de uma forma perversa mas é.

O certo abandono por parte da direção, em meados de 2020 eles simplesmente sumiram, começaram a ''fazer'' tudo escondido, famosas novidades em breve que nunca aconteceu, em 2020 começou a deslanchar o ferias 2018, com a Ada, dps a Rnm eai virou uma bagunça só, a promessa do minigames e as mentira envolvendo o mesmo. Por parte dos players, muitas allys gigantes sem noção, muita das vezes 3 clã a mais em um gladiador, o evento que mantia a rivalidade do servidor tinha acabado, maldita ect q fez a mente dos cara por vaga em hall, e o farewell agr q tinha tudo pra da certo, mas ai apareceram com hack pago que deu o check-mate na craftlandia, e a direção continua sumida. comunidade horrivel, n tem mt oq fazer.

resumo na minha visão

Se você faz algo e não mostra, você não fez, simples, fala pra um professor que você está fazendo um trabalho e que vai ser maravilhoso mas tu nem rascunho leva. E por que acham que isso dá certo só porque ninguém pode dar nota vermelha? Nota vermelha é o servidor acabar.

quem começou com hack n foi a ect, c sabe ne ? kk

Foi o primeiro maluco que teve ideia de que hack era legal, e bem ele tava meio certo e meio errado.

em q momento ? no farewell agr?

No dia que decidiram criar um servidor de minecraft e abrir isso para o público, já deveriam pensar em um projeto anti-hack e implementar antes dessa mentalidade se espalhar como um virus na comunidade antes dela se estabelecer.

Ter que ouvir certos tipos de players, ter insistido em novidades em que a grande maioria dos players não aceitaram, e queria algo como antigamente e de ter certos típinhos de players, Tóxicos, Desonestos e panelinhas com bots pra focar em tops sem falar a staff também tem culpa também, de deixar o player morfando na Modreq e a falta de interesse de ajuda de alguns em ajudar players com respostas simples.

O problema de ouvir a maioria é que a maioria geralmente está errada, veja o resultado do que a maioria faz é aquilo que você quer? Então porque fazer igual e esperar resultados diferentes? Albert Einsten disse que isso é a própria definição de loucura.

problema nos novos servidores não é a falta de inovação, o problema foram as inovações, essas inovações que deram errado

mas em minha opinião, a maior erro da CL foi fechar os antigos servidores, os antigos servidores eram muito melhores que os atuais, ao fecharem os antigos e abrir os atuais, tiraram otimas coisas dos servidores, fizeram inovaçoes horriveis q não deram certo, teve inovações boas na cl, porem continuaram mexendo nessas inovaçoes boas e acabaram estragando elas, deixando ruins

Fechar os antigos servidores foi esconder as falhas embaixo do tapete. Imaturidade suprema.

Erro da craftlandia foi ter jogado tudo pro alto

Foi a falta de amor que jogou isso para o alto, você não ama algo que não tem valor para você.

O erro da craftlandia não foi a "inovação", quem insistiu e boicotou a inovação foi a comunidade da craftlandia, o chronos é um claro exemplo, possui pluguins modernos, sistemas e otimização de qualidade e está em uma versão adequada, mesmo assim é um dos servidores mais abandonados pela comunidade, outro ponto é a falta de novos players, servidores de 2016 como a skyminigames tinham youtubers gigantes, assim como diversos outros servidores da época, o mesmo pode ser dito do hypixel, muitos servidores no Brasil já tiveram qualidade nível hypixel, a própria craftlandia era um exemplo disso em 2015/2016, mas os youtubers do Brasil gravavam lá? Não, eles gravavam no hypixel, tudo é marketing, não importa se você é atualizado ou não, se é bom ou não, o importante é ser conhecido como tal.

"Mais importante do que ser é parecer ser."
~Maquiavel

Chronos é só um refresh do que já é repetido na 1.5.2 não tem diferenciais que diga: Oh My God Isso É O Potencial Da 1.8 Sendo Usado Vou Chamar Geral Pra Jogar!

Ser noob na craftlandia antes do ano passado era quase um atestado de óbito, não existia material de qualidade sobre o servidor na superfície da internet, para nós que jogamos parece algo comum, mas como um noob consegue saber o que são as "tops"? Concordo com você.

Concordo também, CL sempre deixou a desejar na praticidade pois nunca viu isso como um problema. E daí vem a ideia de que não é um problema, porque acreditam que se eles conseguem entender (desconsiderando a falta de experiencia) e presumir isso afasta qualquer um. Arrogância e presunção andam lado a lado. E esse noob nem é ouvido ele desiste do launcher complicado. Ir até o fórum ler tutorial, video e criar conta isso já é sintoma de um futuro diretor, porque escolher isso no lugar de qualquer coisa na vida é muito amor pelo servidor, ou vício né.

Concordo com boa parte mais nem tudo

Concordo que você pode fazer melhor e comentar algo mais legal...

Maior erro foi ter me tirado da construção hoje 29/11/2022

Foi a construção não ser algo da comunidade inteira e não de uma área especifica.

então você quer dizer que o maior problema da crafltandia é ou foi o tiomoosh?

Foi permitir vários "tiomoosh", e não promover os "dedezoes" que amavam mais a craftlandia...

sabe eu sempre quis perguntar isso pra alguém da area da construção

para que e oq vcs constroem? sendo que o sv não tem nada de certa maneira? (não to perguntando de sacanagem)

Eu me fiz a pergunta sobre a construção mas também me pergunto o que a Craftlandia está construindo de legado?

Eu sou um (ou tento ser) construtor de projetos, aquele que pega uma meta e visão e vai buscar ideias e insights para prevenir e resolver problemas: A craftlandia quer isso? atualmente isso não tem valor Veja os FATOS
  • Construção ser revolucionada para engajamento da comunidade e staff aplicado nos servidores! Movido para Botecolandia
https://forum.craftlandia.com.br/xf...eedback-1-o-gladiador-e-hall-da-fama.1001512/
  • Mas algo que é a organização e estética do fórum é aprovado, porque o único problema visto é a bagunça e não a área não ter nenhuma meta ou visão ligada ao servidor do Jogo a construção hoje é so uma galeria chata pra construções que você tem que fazer sozinho. ISSO É MULTIPLAYER?
https://forum.craftlandia.com.br/xf/threads/uma-area-para-pedidos-em-construcoes.1001506/

Acho que um erro foi não acompanhar as versões do minecraft, já tem ate 1.20 e os servidores pararam na 1.5.2/1.8, e o motivo de não ter muitos players online é pq ngm tem interesse em jogar em versão tão antigas assim, a direção sempre fica inovando trazendo sistemas que não tem na 1.5.2, porem só vai chamar atenção de jogadores que já estão no servidor é não trazer jogadores novos pra craftlandia.
Se o Minecraft percebeu que precisava de novas versoes a gente esta atrás desde as snapshots...
Foi ter esquecido que isso aqui é um servidor de um jogo chamado Minecraft

Na minha impressão é assim prioridades da Craftlandia por "servidor"
  1. Sistema de pagamento
  2. Discord
  3. Twitter
  4. Facebook
  5. Abismo
  6. Forum
  7. Abismo imensurável
  8. Jogabilidade do jogo para o jogador
Nem a direção joga, porque lá é chato e nem serve como descanso para os intervalos entre responsabilidades, isso diz muito sobre o que pensam do servidor...

Segue ideias para a Serie Craftlandia Ruínas, se não for desnecessário como mais um servidor de minecraft que diz ser diferente mas na pratica não é muito diferente das centenas de cópias que acabam do dia para a noite.

O proposito da area de sugestões deixou de ser a melhoria do servidor, pois se nem a área melhora, o que se espera do servidor? A gente nem busca premiar o jogador que quer um servidor melhor e trabalha para isso?

https://forum.craftlandia.com.br/xf...ea-das-sugestoes-novo-uso-para-cubos.1001493/

A gente nem busca valorizar o proprio vip como seus videos mostram que ele é mais do mesmo. Se eu ganhar um VIP eu simplesmente não ativo porque tira mais a graça do jogo do que me da coisas para melhorar o jogo!

https://forum.craftlandia.com.br/xf/threads/prorrogacao-de-promocoes-cmm-0.1001502/

Melhorar o launcher para ser algo profissional? Se nem renomear um arquivo para facilitar ajudar jogadores novatos é feito imagina fazer algo que realmente ajuda entrar e realmente jogar.

Para mim o pirata não vale meu tempo, tá ali o launcher CL mas ele é realmente complicado demais para o que se propõe e ninguém vê isso, porque a meta é só funcionar não é ser algo para facilitar, divulgar e integrar ao servidor, mas eu uso o jogo original que é levado à sério e me leva a sério e é pensado para mim, porque a empresa perde dinheiro se não me satisfazer. E se não tenho original vou ler um livro e ser original na vida.

https://forum.craftlandia.com.br/xf/threads/craftlandia-jar-vs-craftlandia-zip.1001509/

E nem o evento Gladiador a galera acredita que pode melhorar veja o Feedback baixíssimo, pois quem podia dar ideias, parou no negada, parou no isso é desnecessário, parou no estamos trabalhando em novidades VOCE NÃO PODE NOS AJUDAR, ESPERE A GENTE FAZER PORQUE A NOSSA IDEIA VALE MAIS QUE A SUA. como se a STAFF fosse imune a falhas...

https://forum.craftlandia.com.br/xf...eedback-1-o-gladiador-e-hall-da-fama.1001512/

Vou reler meu primeiro tópico. A craftlandia disse um grande NÃO para qualquer inovação que eu tentei fazer.

O que eles querem é alguém que salve eles, que entre e faça tudo sozinho, porque é o que eles sabem fazer, não percebem que a Equipe Craftlandia é toda a comunidade e trabalham sozinhos se sobrecarregam e ainda se ORGULHAM DISSO.

Supostamente nao e permitido multi-contas, mas todo mundo sabe que cada um tem pelo menos 3 upando com macro. CL virou guerra de bot.
Se você não faz isso não tem o que fazer no servidor. Ele perde em objetivos pra qualquer versão base atual do jogo não precisa nem ir longe na 1.9 já tem o End Update...
AHSUHASUAHSU

já fui que nem vc mano, os vídeos que eu faço falando mal da cl são sobre isso, eu tentando falar sobre cada coisa específica que acabou com a craftlandia ao longo do tempo, mas se for juntar todos os pedaços do quebra cabeça, o resumo é isso mesmo: mataram o minecraft que tinha nesse servidor de minecraft

só de parar pra pensar que se tu fala que joga minecraft pra alguém eles imaginam que tu é feliz, construindo, minerando, interagindo, fazendo isso ou aquilo que é possivel no minecraft, sendo que a realidade de craftlandia é uma dimensão a parte do próprio minecraft, um lugar em que todo mundo farma o dia inteiro pra no final de semana jogar um péssimo gladiador, gastando 30 pila por mês pra ter /bau, tudo pra no fim ir um péssimo hall da fama, que no final das contas não faz sentido nenhum..

e eu tenho direito de falar que ele não tem sentido nenhum, só olhar o meu perfil, tem 2 medalhas de hall, mas elas só servem pra jogar na cara dos mlk que vem encher o saco, fora isso não vejo que tenha feito diferença na minha vida kkkkkkk

Os itens do jogo também, seria bom se fosse usado para diversão, mas nem isso o divertido é acumular e quebrar o servidor

Eu estou aqui por causa dessa serie kkk

Até hoje aguardando o eclipse

Mano eu ouvi falar sobre ele mas cade um tópico com os sistemas dele quero estudar e aprimorar essa ideia que ficou no "Eclipse" e poucos lembram mais, eu queria entender porque.


Quando você começa a falar de alguém e essa pessoa está atrás de você XD

exatamente.. eu lembro la pro 2013+- fiquei procurando server online de minecraft, porque queria jogar minecraft.. achei CL muito top nessa epoca, eu feliz fazendo minha base no mundo1 com spawns de mobs td normal, ter region era um luxo porem bem aceitado. Agora nao existe mais isso.. CL ta usando minecraft como uma plataforma de pvp + bot.. apenas isso

Você achava melhor porque o referencial era pouco na época, hoje em dia a CL deixou de superar até a CL antiga...
 
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