Gostei dos pontos que você levantou. Faz um bom tempo que não jogo pra valer na CL (desde o fim de 2013 pra ser mais exato) mas do que vi em videos e nos servidores foi o suficiente pra me deixar abismado. A quantidade de hackers é absurda e eu não vejo nenhuma movimentação significativa partindo da staff.
E de fato, do tempo que joguei aqui (fim de 2011/começo de 2012 até o fim de 2013) hackers eram bem raros, e os que usavam eram devidamente execrados por toda a comunidade. Se era para o tempo amadurecer alguns, este conseguiu o efeito totalmente reverso.
Mas, ao mesmo tempo, o uso de macros aumentou significativamente de lá pra cá. Isso se deve ao fato de que a CL tomou atitudes de principiante perante a dificuldade de up das skills - vale notar que foram essas mesmas que lotaram o tibia de bots. A idéia foi simples, tornar o up de skill dificil e aumentar o tempo necessário para evoluir os niveis, porém isso tornou o uso de macros totalmente obrigatório. Inclusive, quando o servidor matrix foi feito, o up muito facilitado de skills deveria ter sido implementado - O que não ocorreu.
Porém, ao falar sobre macro e/ou de up de skills, não devemos nunca ignorar a pauta do dinheiro. O up dificultado de skill traz indiretamente muita grana pro servidor. E não, não to falando daquela lorota de "dinheiro para manter o servidor", mas sim de lucro pesado, que está claramente sendo priorizado ao invés do gameplay.
Enfim, falar de 2013 me traz um sentimento saudosista (e tenho certeza que muitos partilham disto) assim como alguns eram e talvez ainda são saudosistas da versão 1.7.3 (que joguei apenas no breve período que a CL disponibilizou um servidor nesta versão e atraiu os players da eBR e HTS de volta, e os mesmos tornaram-se rivais da grande aliança de TT e FoF da qual fiz parte). Pode até bater a nostalgia ao falar disso, mas faz parte do passado. O certo é se atentar ao futuro e lutar pelas mudanças. E Não pensem que tópicos assim não fazem a diferença, pois são eles que trazem a mudança. E a mudança só será adquirida se eu e você lutarmos até o final.
Abraços.