


Antigamente, o pessoal competia pra ver quem fazia mais pontos nos fliperamas. Depois, com a chegada dos consoles em casa, o lance era ver quem zerava primeiro. Agora com a era da internet que bombava nos anos 90, o pessoal começou a trocar ideias e mostrar seus recordes pra todo mundo ver, comunidades online como a Twin Galaxies e depois sites dedicados a speedruns, como o Speed Demos Archive, começaram a surgir, permitindo que jogadores compartilhassem suas conquistas e técnicas.
E logo em seguida em pleno 2010, as lives e os vídeos de gameplay explodiram, como Twitch e YouTube viraram espetáculo pra esses streamers que joga na velocidade da luz. E não é só por diversão, não! Rola até competição pra ver quem é o mais rápido do mundo, com os espectadores acompanhando cada segundo.
Quer um exemplo de competição? Veja este vídeo de uma competição valendo 100 reais:

Games Done Quick

"Thi, o GDQ possui vários edições, porque? E qual é a diferença?
Exatamente, o Games Done Quick (QDQ) possui vários tipos de edição do mesmo evento que decorre com tempo, com mais frequência são elas:
• Summer Games Done Quick: Acontece no meio do ano, beneficia a Doctors Without Borders.
• Awesome Games Done Quick: Acontece no início do ano, beneficia a Prevent Cancer Foundation.
Vamos mostrar a lista de maratonas que ocorreram que possui as seguintes informações: Qual foi a edição, onde foi e valores arrecadados, aqui estão elas:
- Classic Games Done Quick (2010) - Alexandria, Virgínia - $10.531,64
- Awesome Games Done Quick (2011) - Chevy Chase, Maryland - $52.519,83
- Japan Relief Done Quick (2011) - Online - $25.800,33
- Summer Games Done Quick (2011) - Utah - $21.396,76
- Awesome Games Done Quick (2012) - Washington, D.C. - $149.044,99
- Summer Games Done Quick (2012) - Utah - $46.278,99
- Awesome Games Done Quick (2013) - Washington, D.C. - $448.423,27
- Summer Games Done Quick (2013) - Greenwood Village, Colorado - $257.181,07
- Awesome Games Done Quick (2014) - Herndon, Virgínia - $1.031.665,50
- Summer Games Done Quick (2014) - Denver, Colorado - $718.235,07
- Awesome Games Done Quick (2015) - Herndon, Virgínia - $1.576.085,00
- Summer Games Done Quick (2015) - St. Paul, Minnesota - $1.215.601,49
- Awesome Games Done Quick (2016) - Herndon, Virgínia - $1.216.304,02
- Awesome Games Done Quick (2017) - Herndon, Virgínia - $2.222.790,52
- Summer Games Done Quick (2017) - Minneapolis, Minnesota - $1.792.342,37
- Awesome Games Done Quick (2018) - Herndon, Virgínia - $2.295.190,66
- Summer Games Done Quick (2018) - Minneapolis, Minnesota - $2.168.913,51
- Awesome Games Done Quick (2019) - Rockville, Maryland - $2.425.790,50
- Summer Games Done Quick (2019) - Bloomington, Minnesota - $3.039.596,07
- Awesome Games Done Quick (2020) - Orlando, Flórida - $3.164.002,06
- Fleet Fatales (2020) - Online - $81.396,18
- Frost Fatales (2020) - Online - $54.286,90
- Awesome Games Done Quick (2021) - Online - $2.739.612,05
- Summer Games Done Quick (2021) - Online - $2.938.714,59
- Flame Fatales (2021) - Online - $127.266,40
- Awesome Games Done Quick (2022) - Online - $3.418.087
- Flame Fatales (2022) - Online - $137,174.82
- Summer Games Done Quick (2022) - Online - $3,053,827.76
- Frost Fatales (2022) - Online - $132,982.64
- Awesome Games Done Quick (2022 Online) - Online - $3,442,033.88
- Flame Fatales (2023) - Online - $110,983.76
- Summer Games Done Quick (2023) - Online - $2,268,302.19
- Frost Fatales (2023) - Online - $153,417.28
- Awesome Games Done Quick (2023) - Online - $2,675,990.41
Lista gigante, não é mesmo? Pois é, se reparar bem, se somamos todos valores arrecadados que foram doados para caridades dá total de $45.211.769,51!
Reparou que tinha alguns nomes dos eventos diferente dos demais da Lista? Pois é, deve ter notado eventos como "Flame Fatales", "Frost Fatales" e "Fleet Fatales" entre os mais comuns "Games Done Quick". Esses nomes diferentes são edições exclusivamente focadas em trazer speedrunners para mulheres.
Até o momento, são 3 eventos que estão abertos para doação e ainda estão prestes a ocorrer em breve:
- Games Done Quick Express 2023
- Summer Games Done Quick 2024
- Awesome Games Done Quick 2024

Run to finish the game!
"Caramba, é muita coisa, mas bateu uma curiosidade aqui...qual foi o primeiro jogo que entrou no clima disso? 
Então, foi o jogo "Doom" de 1993 que foi um dos primeiros a ser adicionado na listinha de zerar o jogo com rapidez, e tem mais, em um site chamado COMPET-N, lançado em novembro de 1994, se tornou uma das primeiras plataformas a registrar recordes de speedrun focados na velocidade. O site contia diversas categorias e estilos de jogo, como o modo Tyson, onde o jogador deve completar os mapas usando apenas os punhos e a pistola, e o modo Pacifista, onde o jogador tenta não ferir nenhum monstro.
"Espera aí...MAS QUE D***!?
Sim, exatamente.
Chamamos isso de categorias, elas são uma forma de padronizar as tentativas de conclusão rápida de jogos, e várias categorias comuns são reconhecidas globalmente. Aqui estão algumas delas:
- Any%: Completar o jogo o mais rápido possível, sem se preocupar em atingir 100% de conclusão.
- Low%: Completar o jogo com o menor percentual de conclusão ou com o mínimo de itens possível.
- 100%: Completar o jogo com todos os objetivos, itens colecionáveis, ou conquistas possíveis.
- Glitchless: Finalizar o jogo sem o uso de glitches, conforme os desenvolvedores pretendiam.
- No Major Glitches: Speedruns que permitem pequenos glitches, mas não glitches que alteram significativamente o jogo.
- Pacifist: Passar por um jogo sem matar inimigos, se possível.
- Category Extensions: Categorias que incluem desafios adicionais ou condições específicas.
- Segmented: Speedruns divididos em seções, permitindo ao jogador praticar e gravar a parte perfeita de cada segmento.
- Single-Segment: Completar o jogo de uma vez, sem salvar e carregar ou dividir o jogo em segmentos.
- Individual Levels: Competir pelos melhores tempos em níveis individuais em vez de todo o jogo.
Pode apostar que sim, e nem precisa nem questionar qual foi jogo.
- Categoria Any% de Super Mario Bros: Recorde mundial detido por Niftski com um tempo de 4 minutos e 54.631 segundos.
- Categoria 100% (120 estrelas) de Super Mario 64: Recorde mundial estabelecido por Karin com um tempo de 1 hora, 36 minutos e 48 segundos.
- Categoria Glitchless (70 estrelas) de Super Mario 64: Recorde mundial possuído por Suigi com um tempo de 46 minutos e 41 segundos.
- Categoria Any% (0 estrelas) de Super Mario 64: Recorde mundial também detido por Suigi com um tempo de 6 minutos e 16 segundos.
"Como dizia o ditado...é possível fazer o impossível, mas acho que dá conta, dá?
Sim, dá. Um exemplo disso, foi o Persona 5 Royal, é um jogo do Persona 5 em versão estendida, que o tempo médio da conclusão do seu game em modo campanha é de 101 horas, com tudo isso, na categoria Any% NG+ (New Game Plus) foi estabelecido por Liv, com um tempo de 14 horas, 9 minutos e 58 segundos, para a versão de PlayStation 5, registrado há aproximadamente dois anos.
Caso deseja saber os outros speedrunners em outros jogos que não foram citados aqui, basta entrar neste site: https://www.speedrun.com/pt-BR
Pois é, meus senhores e senhoras, os viciados se superam neste nível absurdo de conseguir encontrar um bug ou arrumar uma estratégia melhor pra zerar pra conquistar o menor tempo possível, não é mole não!
Mas e você, já chegou a zerar alguns jogos no menor tempo possível? Conte pra gente neste tópico pra gente matar a curiosidade, vai que alguém do outro te desafie também!

