Olá a todos.
Hoje vou estar tentando mostrar a vocês como instalar o java oficial e criando as variáveis necessarios para funcionamento de 100% do mesmo.
Primeiro precisamos configurar as variáveis no arquivo de inicialização da sessão
Vamos começar Abrindo terminal você pode usar os editores de texto da sua distribuição Linux ou usar o nano, vim editores de texto do terminal.
Neste exemplo estarei usando o nano que é nativo da distribuição
Abrindo com sudo, eu ativo o modo administrador do terminal
sudo nano /etc/profile
Agora vou colar as variáveis necessárias
JAVA_HOME=/usr/lib/jvm/java/ PATH=$PATH:$HOME/bin:$JAVA_HOME/bin
export JAVA_HOME
export JRE_HOME
export PATH
Salvo o arquivo profile.
Vamos baixar os arquivos necessários para serem copiados para a pasta do java
Agora vamos criar a pasta em /usr/lib/jvm/java/ que ira conter os arquivos do java.
Como meu gerenciador de arquivos do xubuntu e o thunar eu posso abrir o modo administrador da distribuição via ambiente gráfico ou via terminal se for via terminal podemos usar o seguinte comando
sudo thunar
Agora somente e necessário reiniciar seu computador
Após isso somente precisa testar o comando para ver se o java está funcionando corretamente usando o seguinte comando no terminal
java -version
Vamos começar Abrindo terminal você pode usar os editores de texto da sua distribuição Linux ou usar o nano, vim editores de texto do terminal.
Neste exemplo estarei usando o nano que é nativo da distribuição
Abrindo com sudo, eu ativo o modo administrador do terminal
sudo nano /etc/profile
Agora vou colar as variáveis necessárias
JAVA_HOME=/usr/lib/jvm/java/ PATH=$PATH:$HOME/bin:$JAVA_HOME/bin
export JAVA_HOME
export JRE_HOME
export PATH
Salvo o arquivo profile.
Vamos baixar os arquivos necessários para serem copiados para a pasta do java
Agora vamos criar a pasta em /usr/lib/jvm/java/ que ira conter os arquivos do java.
Como meu gerenciador de arquivos do xubuntu e o thunar eu posso abrir o modo administrador da distribuição via ambiente gráfico ou via terminal se for via terminal podemos usar o seguinte comando
sudo thunar
Agora somente e necessário reiniciar seu computador
Após isso somente precisa testar o comando para ver se o java está funcionando corretamente usando o seguinte comando no terminal
java -version
Video :