Você Realmente é Livre?

Bem-vindo!

Ao se registrar conosco, você poderá discutir, compartilhar e enviar mensagens privadas com outros membros da nossa comunidade.

Inscreva-se agora!
Status
Não está aberto para novas respostas.

destruidor91

Craftlandiano
VIP
Entrou
Ago 4, 2012
Cubos
0
Você realmente é livre?

Para entendermos o que é a liberdade, primeiro é preciso esclarecer que liberdade e livre arbítrio são coisas distintas. Feito esta distinção é preciso entender como ser livre e a importância disto.

Livre arbítrio, consiste no direito da pessoa fazer aquilo que sua vontade diz. Teoricamente, todas as pessoas possuem livre arbítrio, contudo qualquer coisa que for feito contra outra pessoa ou a sociedade, é está que deverá responder por seus atos.

A liberdade por sua vez, consiste em a pessoa conseguir tomar uma decisão, por conta própria, sem ser influenciado por fatores externos, como propagandas, opiniões alheias, gostos populares, etc. Vendo que a liberdade, não é algo fácil de ser alcançado, principalmente hoje em dia, onde em quase todos os lugares existem fatores que nos privam desta; a pergunta que fica é, como ser livre no mundo atual?

Para ser livre é necessário que as pessoas pensem e questionem-se, acerca de suas atitudes, não deixando que os outros moldem a sua cabeça. Por exemplo, quando você vai comprar uma roupa, ou um celular, você realiza esta ação visando qual fim? A utilidade que este terá em sua vida, ou a opinião alheia quanto ao produto escolhido?

É essencial que o ser humano, consiga ser livre para pensar ou agir, por conta própria, pois ao longo da vida da pessoa diversas vezes, o indivíduo se deparará com situações das quais ele precisa saber de agir de acordo com o que é certo ou errado. Votar sim ou não, naquele candidato? Escolher esta ou aquela carreira? Gastar meu dinheiro, com um livro ou com uma peça de roupa?
-
Fonte: Ética - Spinoza (Editora: Autêntica)

Por um lado sim e por um lado não ashah,gostei do tópico afinal muitos não sabem o seu real significado. Parabéns :D

Apesar do tópico ser basicamente um "Ctrl+V", gostei de ter trazido o assunto ao fórum - que, por sua vez, é um excelente caso de estudo sobre liberdade e livre-arbítrio...

Veja só os cubeiros: num fórum dito "normal", seriam punidos severamente e consequentemente seriam escassos e mal vistos pelos demais membros. Aqueles que resolvessem simplesmente cubar estariam exercendo seus livre-arbítrios mesmo perante as punições, mas ainda seriam mais "livres" pois resolveram arriscar apesar das regras - ainda que isso resultasse nalgum status de influência...

Já aqui? Bem... Cubar é a regra! Todo mundo faz - e todo mundo faz até mesmo porque todos os outros também fazem! E quem não cuba acaba se tornando um pária, um excluído pelos demais...
Eu, particularmente, me encaixo nesse segundo grupo, o dos não cubeiros... E, sinceramente, me sinto muito mais LIVRE do que qualquer cubeiro por aí: pois simplesmente comento os assuntos que me agradam e me dão na telha, ao invés de me sentir "obrigado" a postar qualquer coisa (sem conteúdo) em absolutamente TODO tópico disponível no fórum...

Confesso que às vezes fico chateado nas "recompensas" que recebo... Já estou inteirando um ano de participação ininterrupta no fórum e ainda não comprei um VIP sequer; enquanto muitos cubeiros certamente já conseguiram mais de um VIP por mês!
Em compensação tenho adquirido muito conteúdo - e até certo reconhecimento e respeito por parte de muitos. Coisa que praticamente NENHUM dos cubeiros consegue, por mais que se esforcem...

Então, resumindo, além de ser livre ainda por cima tenho 'deixado minha marca' no fórum. Enquanto os cubeiros por aí não só se tornaram robozinhos sem liberdade como também não farão a menor falta tão logo sumam das vidas de quem frequenta essas bandas! ^_^

Vou por isso ai na redação da primeira prova que eu for fazer , professora vai ler a metade e vai por "muito bom".

estava discutindo sobre liberdade com a minha professora de filosofia antes das férias, todos nós achamos que somos livres mas na verdade a maioria das coisas que fazemos achando que estamos sendo "livres", fazemos por influencia de algo ou de alguém, conseguir a verdadeira liberdade é algo bem dificil de se conseguir.

Xeretinha disse:
Apesar do tópico ser basicamente um "Ctrl+V", gostei de ter trazido o assunto ao fórum - que, por sua vez, é um excelente caso de estudo sobre liberdade e livre-arbítrio...

Veja só os cubeiros: num fórum dito "normal", seriam punidos severamente e consequentemente seriam escassos e mal vistos pelos demais membros. Aqueles que resolvessem simplesmente cubar estariam exercendo seus livre-arbítrios mesmo perante as punições, mas ainda seriam mais "livres" pois resolveram arriscar apesar das regras - ainda que isso resultasse nalgum status de influência...

Já aqui? Bem... Cubar é a regra! Todo mundo faz - e todo mundo faz até mesmo porque todos os outros também fazem! E quem não cuba acaba se tornando um pária, um excluído pelos demais...
Eu, particularmente, me encaixo nesse segundo grupo, o dos não cubeiros... E, sinceramente, me sinto muito mais LIVRE do que qualquer cubeiro por aí: pois simplesmente comento os assuntos que me agradam e me dão na telha, ao invés de me sentir "obrigado" a postar qualquer coisa (sem conteúdo) em absolutamente TODO tópico disponível no fórum...

Confesso que às vezes fico chateado nas "recompensas" que recebo... Já estou inteirando um ano de participação ininterrupta no fórum e ainda não comprei um VIP sequer; enquanto muitos cubeiros certamente já conseguiram mais de um VIP por mês!
Em compensação tenho adquirido muito conteúdo - e até certo reconhecimento e respeito por parte de muitos. Coisa que praticamente NENHUM dos cubeiros consegue, por mais que se esforcem...

Então, resumindo, além de ser livre ainda por cima tenho 'deixado minha marca' no fórum. Enquanto os cubeiros por aí não só se tornaram robozinhos sem liberdade como também não farão a menor falta tão logo sumam das vidas de quem frequenta essas bandas! ^_^
O texto não foi CTRL + V (so foi ctrl + v do meu rascunho no word) é que hoje eu estava estudando este filósofo e aproveitei que ele trata de um tema que é bastante presente na nossa sociedade, mas pouco entendido.

Cara o motivo de eu ter criado este tópico foi, justamente, por conta da questão do cubo, pois o dia inteiro eu vejo dezenas de tópicos, com diversos tipos de conteúdo e somente em um ou outro, que eu me sinto apto a responder, ao passo que o cubeiro não tem este problema que eu tenho, pois como você mesmo disse eles não são mais pessoas, são, "robos", escravos de seu desejo de cubar.

destruidor91 disse:
O texto não foi CTRL + V (so foi ctrl + v do meu rascunho no word) é que hoje eu estava estudando este filósofo e aproveitei que ele trata de um tema que é bastante presente na nossa sociedade, mas pouco entendido.

Cara o motivo de eu ter criado este tópico foi, justamente, por conta da questão do cubo, pois o dia inteiro eu vejo dezenas de tópicos, com diversos tipos de conteúdo e somente em um ou outro, que eu me sinto apto a responder, ao passo que o cubeiro não tem este problema que eu tenho, pois como você mesmo disse eles não são mais pessoas, são, "robos", escravos de seu desejo de cubar.
Pootz! Então eu peguei o gancho na lata certinho, nem se tivéssemos combinado teria ido tão bem! LOL! xD

Mas é... Vou te contar que viajei terça feira da semana passada e fiquei uns 10 dias sem sequer olhar o fórum direito (voltei na quarta última, mas ainda na quinta tava meio cansado pra qualquer coisa)... E de, sei lá! uns ~300 tópicos criados só na Botecolandia nesse meio tempo, só teve QUATRO onde me senti compelido a comentar?!? Malemá 1% dos tópicos criados nesse meio tempo - e ainda considerando que é uma das seções que mais frequento no fórum!!!

O resto? Puro lixo! 90% com títulos/temas idiotas e desgastados ainda por cima, como "malandramente", "olha no que deu", "KXYZ cubos" e coisas assim!
Até chego a 'me sentir mal' por divergir TANTO da curva padrão dos demais membros... :yaomingface:

PS: Falei que o texto foi (basicamente) "Ctrl+V" (com aspas ainda por cima, pra denotar sentido figurado) pois dá pra notar que é parte de algo maior: falta uma introdução/apresentação um pouco mais elaborada e o desfecho é muito "abrupto"...
Como você mesmo acaba de dizer, isso é parte de um rascunho seu, então só posso concluir que esse é o "grosso" da sua ideia e agora partirá pra melhorar a apresentação final... Mas não quis dizer necessariamente que havia copiado de outra pessoa/lugar de forma inconsequente "apenas para aparecer" - como MUITO cubeiro por aí faz... ;)

Interessante tópico, certamente. É incrível como a palavra liberdade é ampla e conveniente para todas a situações - chega a assustar - pena que pouquíssimas pessoas que dizem ser livres ou que conhecem a liberdade sabem, verdadeiramente, o significado dessa palavra, semântica e lexicalmente.

Digo "lexicalmente" porque acho fervorosamente que a liberdade é abstrata e não auto-suficiente, como alguns acham. A liberdade é só uma qualidade, não um estado. Liberdade de espírito, de escolha, de opinião... Esta palavra sempre está atrelada à uma outra, é por isso que acho os ideais anarquistas bastante tolos.

Apesar disso, ainda há vezes que penso se a liberdade não passa de um ilusão subjetivo projetada por nós para nos sentirmos mais confortáveis, existe vezes que acho simplesmente determinístico certos acontecimentos. Mas não passa de leves desilusões...

na parte que fala sobre escolher uma carreira, as vezes a pessoa não é livre pra escolher,trabalha naquilo por que os pais quiseram assim

A liberdade é uma parada complicada né cara...é um daqueles relativos que dificilmente chegarão a uma resolução algum dia <_<
Alguns consideram que nem a própria psique é livre pra pensar/definir nossas ações,ou que a mesma nunca será livre enquanto presa ao corpo físico...

É complicado,são muitas opiniões diferentes,mas vale refletir sempre! hahaha

PS: Spinoza é ótimo!Muito legal trazer esses assuntos para o fórum.

Xeretinha disse:

Oloco falou tudo!

Status
Não está aberto para novas respostas.

Users who are viewing this thread

Voltar