"Que é, pois, o tempo? Se ninguém me pergunta, eu sei; mas se quiser explicar a quem indaga, já não sei.” - Santo Agostinho.
Veja, eu te recomendaria ler mais sobre o Tempo, pois o mesmo é um assunto extremamente complexo e que a milênios situa-se entre um dos principais temas da filosofia. Leia um livro chamado a Montanha Mágica, Thomas Mann, cujo o tema central é a percepção psicológica do tempo e como o mesmo flui de maneiras diferentes para cada tipo de pessoa (é um livro um pouco complicado, porém sua leitura somado a vários outros livros, sobretudo de filosofia, é excepcional para o entendimento deste tema).
Longe do que você pensa a vida não é uma guerra interna contra as circunstâncias que o envolve, tampouco é uma batalha contra o destino que cedo ou tarde o conduzirá à morte biológica, não... A vida é, pois, o florescimento daquilo que você minimamente chama de "eu", que é regado pelas circunstâncias, absorvido pelos sentidos e polinizado como experiência.
Sempre que me deparo com essa questão da vida eu me lembro de uma resposta que um filósofo deu para uma mulher que o indagou ao fim de uma palestra, - "o senhor é José Ortega y Gasset?" - perguntava ela, e rapidamente ele a respondeu, - "Estou tentando sê-lo".